/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Saúde aumentará lista de alerta de países de casos suspeitos de coronavírus

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Ministério da Saúde vai incluir até a quarta-feira, 4, novos países na lista de alerta para casos suspeitos do novo coronavírus, incluindo os Estados Unidos, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Com isso, segundo ele, aproximadamente 30 países estarão na lista. Se enquadram em casos suspeitos as pessoas que regressam desses países e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar. Em função da ampliação, a pasta destacou que, a partir de agora, a preocupação do ministério é mais direcionada a prevenção e assistência, e menos as estatísticas.

"Com inclusão dos EUA, número de suspeitos tende a crescer muitas vezes", disse Gabbardo.

Com isso, o secretário-executivo afirmou que a orientação do ministério é de que, pessoas que venham da lista de países em alerta, não procurem o sistema de saúde quando tiverem apenas "sintomas leves ou estiverem quase assintomáticas".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Temos que desmobilizar esse movimento. Se não vamos encher unidades de saúde. Não precisamos impor que as pessoas se dirijam a unidades de saúde com sintomas leves", afirmou Gabbardo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.