/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Prefeitura de Vitória decreta luto pela morte do médico e ex-deputado federal Luiz Buaiz

Ele foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina no Espírito Santo e era o médico mais antigo do CRM no estado

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O velório acontecerá neste domingo (03), às 8 horas na Assembleia, e o enterro às 11 horas, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória. Luiz Buaiz deixa dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.

A Prefeitura de Vitória decretou luto oficial de três dias pela morte do médico e ex-deputado federal, Luiz Buaiz, que morreu na manhã deste sábado (2), aos 97 anos. 

"Foi com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do colega médico, Luiz Buaiz, que tem uma trajetória enorme de serviços prestados ao Espírito Santo e à Vitória. Decretei luto por três dias na cidade. Perdemos um grande capixaba. É lamentável, quero me juntar a dor de toda família Buaiz", disse o prefeito Luciano Rezende. 

Buaiz estava internado deste janeiro após sofrer uma queda. Na noite de sexta-feira (1º), ele foi submetido a uma nova cirurgia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Buaiz estava em fase de recuperação, ele já havia passado por cirurgias. Na noite de sexta, ele estava no semi-intensivo e sentiu uma dor. Ao realizar exames, foi verificada uma perfuração no intestino. A cirurgia foi realizada com sucesso e a família aguardava o período de recuperação, mas o médico não resistiu e faleceu por volta das 8 horas deste sábado.

Luiz Buaiz foi médico, professor e político. Formado em Medicina em 1946 e especializado em Dermatologia pelo Departamento Nacional de Saúde, assumiu como médico, em 1947 a Santa Casa. Em 1948, assumiu o cargo de médico do Centro de Saúde de Vitória. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso de médico leprologista do Espírito Santo. Ingressou na Previdência Social como médico do extinto Instituto de Assistência e Previdência dos Comerciários logrando o primeiro lugar no concurso de dermatologista. Foi, ainda, médico do IPASE, IAPI e IAPETC e superintendente médico do ex-IAPC. Com a unificação dos institutos ocupou o cargo de Coordenador Médico. Membro fundador e organizador do Conselho Regional de Medicina em 1958, tendo sido o seu presidente durante 15 anos. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória durante três gestões.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Foi Secretário Estadual de Saúde. Professor de Biologia do Colégio Estadual do Espírito Santo de 1948 a 1962, tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso público estadual. Professor de Dermatologia da Universidade Federal do Espírito Santo durante um ano. Como diretor do Grupo Buaiz integrou a Diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo de 1959 a 1962. Como político foi candidato a prefeito de Vitória em 1992 e candidato a vice-prefeito da cidade em 1996. Em 1994 elegeu-se para o cargo de Deputado Federal, tendo se candidatado a reeleição em 1998.

Luiz Buaiz nasceu em Vitória no dia 29 de agosto de 1921, filho de Alexandre Buaiz e de Maria Saliba Buaiz. Era viúvo, tinha dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Logo após o anúncio da morte, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o empresário Marcus Buaiz, fizeram postagens lamentando o ocorrido.

Foto: Reprodução / Instagram


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.