/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Funcionárias de posto de saúde de Guarapari denunciam agressões verbais de usuários

De acordo com a servidora, a confusão teria começado quando duas mulheres procuraram por vacinas, quando o atendimento já havia sido encerrado.

Redação Folha da Cidade
audima
audima


pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Na tarde de ontem (13), recebemos denúncias de uma funcionária do Centro Municipal de Saúde, em Itapebussu, relatando agressões verbais recebidas de usuários do posto. De acordo com a servidora, que não iremos identificar, tudo começou quando duas mulheres chegaram ao local procurando por vacinas, quando o atendimento já havia sido encerrado. A servidora disse que, em seguida, as pessoas começaram a gritar e fazer xingamentos às funcionárias. A polícia foi ao local e registrou a ocorrência.

A funcionária relatou que as agressões teriam acontecido devido à lotação do local, já que salas de vacinas de alguns bairros não estão funcionando. “O grande número da procura está sobrecarregando o Centro Municipal de Saúde. Muitas salas estão fechadas por falta de ar condicionado, e as pessoas pensam que a culpa é nossa. Ontem foram mais de 150 pessoas atendidas”, declarou.

Confira o vídeo que mostra a lotação do local:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Questionamos à prefeitura sobre o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao ocorrido e sobre as salas de vacina fechadas em determinados bairros. A resposta foi enviada em nota.

“A Secretária Municipal de Saúde informa que foi feito um boletim de ocorrência e reforçou a segurança das servidoras com a presença de um vigia, devido ao fato ocorrido ontem no Centro Municipal de Saúde, onde duas mulheres compareceram no local, de forma alterada, agredindo verbalmente as funcionárias, desrespeitando seus serviços e o horário de atendimento.

Atualmente, a vacinação está disponível nas unidades Roberto Calmon (Centro), Kubitscheck, Meaipe, Centro Municipal de Saúde, Jabarai, Setiba, Pedro Machado (Bela Vista), Reta Grande, Amarelos e Todos os Santos, como estratégia para atender toda população. Por motivos diversos, foi ofertada vacinação em horário estendido (08/03) nas unidades de referência até às 20hs, além de vacinação no último sábado (09/03) no RodoShopping, CIAC e Shopping Guarapari, das 9h às 16hs.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No próximo dia 29, contaremos com um ponto de vacinação na faculdade Pitágoras, das 9 às 20h. Já no sábado (30), contaremos com quatro unidades de saúde em pontos estratégicos do município (Setiba, Centro Municipal, Roberto Calmon e Meaípe), funcionando de 9h às 16hs.

A sala de vacinação de Meaípe estava em manutenção, no entanto, já está funcionando normalmente e ofertando vacinas à população.

Como orientação, deixamos a população tranquila e ciente que não temos casos registrados de sarampo no ES, e a vacina contra sarampo é ofertada e disponibilizada durante todo o ano. O que estamos ofertando é uma ação de conscientização da importância da imunização, uma vez que a Campanha de Vacinação contra Sarampo foi realizada no ano de 2018.”

Texto: Sara de Oliveira

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.