ADOTE UMA CAUSA

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Acolhidos da Casa Lar Walter Barcelos tem aulas de dança, esportes e diversas atividades

Atualmente, sete jovens vivem no local. Na rotina diária, a instituição busca a oportunidade para que os acolhidos participem da vida junto à comunidade

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Facebook
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Casa Lar Walter Barcelos, primeira entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB) em 2019, trabalha com a proposta de fazer com que o local seja um verdadeiro ambiente familiar para cada um dos adolescentes acolhidos pela instituição.

Fundado em 1996, a entidade tem a capacidade de acolher até 15 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos incompletos. Atualmente, sete jovens vivem no local. Na rotina diária, a instituição busca a oportunidade para que os acolhidos participem da vida junto à comunidade. 

Todos os adolescentes estão regularmente matriculados em escolas. Dos sete, apenas um estuda no período noturno, para facilitar as oportunidades de trabalho, e os demais frequentam a escola no turno matutino. No contraturno escolar, o que não faltam são opções de atividades para promover a integração ao convívio em sociedade, com formação humana nas dimensões familiar, religiosa, educacional, esportiva e profissional, cumprindo a missão da entidade.

Leia também: Apoio de voluntários faz a diferença para os atendidos pela Casa Lar Walter Barcelos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Três jovens atendidos pela instituição já participam do Programa Adolescente Aprendiz. Para que cada um tenha uma boa ajuda financeira ao deixar a entidade, quando chegaram a idade máxima, todo o dinheiro que eles recebem no programa ou em estágios é guardado em uma poupança individual, pois a instituição dispõe de todas as necessidades dos acolhidos, como o necessário para lazer, alimentação, moradia, vestuário, material escolar, medicamentos, higiene pessoal, entre outros.

De acordo com a equipe da Casa Lar Walter Barcelos, uma das atividades é realizada junto à Escola de Dança Renata Barcelos, na Praia da Costa, onde os acolhidos participam de aulas de dança de salão, aulas de forró, bolero, soltinho e samba. Nas praias do município, os jovens também jogam bola, fazem corridas ou caminhadas no calçadão.

Conheça a Casa Lar Walter Barcelos e saiba como colaborar

Uma outra atividade é a aula de bodyboarding no Projeto Escola Ambiental de Bodyboarding Brasil (EAB), na Praia de Itaparica, parceria esta que já acontece há mais de 13 anos. O diferencial desta prática é que um dos professores é ex-morador da instituição, que saiu há cerca de seis anos por completar os 18 anos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Aos domingos, os acolhidos frequentam cultos e celebrações nas igrejas da região. A orientação religiosa é opção de cada um. Sempre que possível, os jovens também frequentam o cinema, sempre que há lançamento de filmes de seus interesses. Há o cuidado para que os temas sejam condizentes com as idades.

Todas as atividades e orientações aos atendidos passam por uma roda de conversa, toda quarta-feira, entre os adolescentes e a equipe técnica. Este encontro semanal visa preparar os adolescentes para a inserção no mercado de trabalho, auxiliando-os no preenchimento de formulários, entrevistas de emprego, assim como orientações a respeito da administração financeira.

Apoio

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Além da Casa Lar Walter Barcelos, as outras entidades contempladas em 2019 serão a Clínica Carmen Lúcia, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.