/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Vitória vai ganhar centro de conservação e pesquisa de jacarés

O termo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Marcos Daniel foi assinado na noite desta última terça-feira (13)

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Parque da Fazendinha, em Jardim Camburi, vai ganhar o primeiro centro de conservação, pesquisa e educação ambiental de jacarés do Brasil: o Centro Ecológico Caiman.

O termo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Marcos Daniel foi assinado na noite desta última terça-feira (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua, no mesmo bairro.

Pesquisa aplicada em conservação dos jacarés e da Mata Atlântica, educação ambiental, turismo, reabilitação desses animais e formação de jovens pesquisadores são os pilares da iniciativa.

A parceria visa ainda oferecer atividades educativas e culturais voltadas para a conservação do jacaré de papo amarelo e seu ambiente, bem como dar suporte à expansão da pesquisa.

Na manhã desta quarta-feira (14), um jacaré foi encontrado, por volta das 5h30, no bairro Jardim Camburi, próximo a Associação de Cabos e Soldados. Segundo uma pessoa que trabalha perto do local, o animal estava muito agressivo e deixou todos que passavam por ali assustados. Uma equipe da Guarda Municipal foi acionada para retirar o jacaré.

Oportunidades

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"O Centro Ecológico Caiman é mais uma ação que visa trazer mais qualidade de vida para a população não só de Vitória, mas também de toda a Grande Vitória. Uma ação que abre um leque de oportunidades de estudos, pesquisas e valorização de uma espécie. Estou muito feliz por mais essa iniciativa e parceria", disse o prefeito Luciano Rezende em seu discurso no evento de assinatura.

Monitoramento

"Vitória terá o primeiro parque ecológico voltado a atender a população e visitantes. Nesse local, serão desenvolvidas ações para a preservação dos jacarés do papo amarelo, monitorando-os nos alagados e nas matas da Vale e da Arcelor, poupando suas vidas de caçadores inescrupulosos e da poluição de nossas águas. Cuidar dos jacarés é conhecer e cuidar de nossa Mata Atlântica", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Atrativo turístico

"Além de funcionar como uma base de estudo, o Centro Ecológico será um importante atrativo turístico não só de Jardim Camburi, como também para toda a cidade. Vitória dá mais um passo para conservação e proteção da biodiversidade brasileira", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.