/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Presidente da Turquia critica Otan por falta de apoio na Síria e pede ajuda

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O presidente da Turquia criticou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por não apoiar a operação militar em curso contra combatentes curdos na Síria. Em discurso a correligionários, Recep Tayyip Erdogan, perguntou:

"Otan, onde você está?" e acusou a aliança manter dois padrões. Ele afirmou que a Turquia enviou tropas para zonas de conflito quando foi solicitada a fazê-lo, mas não recebeu apoio em troca.

A Turquia lançou, em 20 de janeiro, uma ofensiva militar solo contra a milícia curda Unidades de Proteção Popular, conhecida como YPG, para retirá-la de Afrin, no norte da Síria. O país considera a YGP uma organização terrorista, mas seus aliados da Otan, os Estados Unidos, apoiam os combatentes no enfrentamento ao grupo do Estado islâmico.

Erdogan pediu à Otan que ajude à Turquia, dizendo que suas fronteiras são "sob ameaça agora".

Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.