/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Em meio a polêmicas, Linha Verde pode ser expandida para outras vias de Vitória

Motoristas reclamam de problemas no trânsito e prefeitura diz que está fazendo ajustes no sistema

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em meio a críticas positivas e negativas, a implantação da faixa exclusiva para ônibus na avenida Dante Michelini, chamada de Linha Verde, em Vitória, vem dividindo cada vez mais opiniões. Motoristas reclamam do trânsito mais lento para eles e usuários dos transportes coletivos que passam pela via alegam que as viagens estão mais rápidas.

Incomodados com o trânsito, as associações de três bairros enviaram um ofício à Prefeitura de Vitória, pedindo a suspensão da faixa. Na solicitação, moradores do bairro Jardim Camburi, República e Mata da Praia listaram sete problemas no sistema, inaugurado no último dia 12.

O presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi informou que, no ofício, é pedido uma reunião com o prefeito Luciano Rezende, e com o secretário de Transporte de Vitória, Tyago Hoffman. Os moradores pedem que a Linha Verde seja suspensa até que a administração municipal converse com os moradores e apresente estudos concretos sobre a viabilidade da faixa. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com o secretário, a prefeitura está aberta para diálogo e para agendar reuniões. "Estamos abertos a diálogo, as manifestações, e vamos explicar. Estamos em período de adaptação e testes, ajustando o projeto e fazendo melhorias para uma operação melhor. Estamos abertos para agendaremos reuniões com as associações", destacou Hoffman.

O secretário explicou que como ainda o sistema funciona há apenas uma semana, não há como fazer um balanço. "Estamos num momento de adaptação, qualquer balanço é precoce. Estamos na primeira semana. Nos dias úteis tivemos acidente em dois dias, o que prejudicou o trânsito. Mas mesmo assim o balanço é positivo, pois a ideia é priorizar o transporte público", disse.

Hoffman explicou que a Prefeitura de Vitória está fazendo melhorias para que o sistema funcione melhorando o transporte público, mas sem prejudicar os motoristas de carros de passeio. Sobre as multas, ele afirma que só vão começar quando o período de testes terminar. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Nós estamos fazendo melhorias e adaptações para um trânsito mais humanizado. O prazo para iniciar as multas não tem uma data. A princípio a adaptação é em pelo menos 30 dias. Quando esse período acabar, que pode ser de 40, 60 ou mais dias, vamos informar", afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é estender a Linha Verde para outras avenidas importantes da Capital. "Temos a intenção de expandir, pois é um programa de faixa, não é apenas para um local, mas não há data. Primeiro temos que fazer ajustes, melhorias, para ter uma expansão planejada, sem transtornos. A meta é priorizar transporte público", informou. 

MPC

Na tarde da última segunda-feira (19), o Ministério Público de Contas (MPC-ES) anunciou que vai investigar os transtornos causados no trânsito da capital, em razão da implantação da faixa exclusiva para ônibus. Segunda a portaria, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, tem 10 dias para apresentar o Plano de Mobilidade Urbana do município, além de documentos que justifiquem a implantação da via. Ele deve comprovar ainda que linha verde está de acordo com as leis de trânsito.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Essa informação chegou, mas não fomos notificados oficialmente, por isso não posso me posicionar. Mas posso antecipar que são questões que temos total condição de responder. Estamos a disposição e chegando a notificação vamos responder e faço questão de levar em mãos ao procurador responsável", destacou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.