/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Município de Cachoeiro é destaque nacional no tratamento de água e esgoto

Os investimentos foram muitos ao longos dos últimos anos, e resultado disso, é que a cidade não sofreu, até o momento, com racionamento de água durante a crise hídrica

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Atualmente 33 reservatórios estão em pleno funcionamento, monitorados em tempo real pelo Centro de Controle Operacional Foto: ​Divulgação

Cachoeiro foi um dos primeiros no Brasil a solucionar as questões de saneamento básico, através de uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público, com contrato de concessão firmado em 1998. A Odebrecht Ambiental é a responsável pelo abastecimento de água em toda a área urbana da Sede e dos distritos do município.

“Em 1998, quando o serviço de água e esgoto foi concedido à iniciativa privada em Cachoeiro, 80% da população era atendida com abastecimento de água de qualidade e somente 3% tinham esgoto tratado. Atualmente, 99,6% da população urbana recebe água tratada de qualidade, e 98,45% dos serviços de esgotamento sanitário estão disponíveis na área urbana, inclusive nos distritos, evitando a poluição do rio Itapemirim e dos córregos”, explica o diretor da Odebrescht Ambiental, Bruno Ravaglia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo ele, os investimentos ocorreram de forma continuada. Já são quase duas décadas de concessão e muitos desafios foram encontrados pelo caminho, como: construções irregulares, lançamento de dejetos no rio e em córregos; processo de construção de trechos de redes que exigiam intervenção em terrenos de clientes; vandalismo e construção em espaço confinado. 

Além disso, o crescimento irregular da cidade exigiu construir redes de abastecimento num ritmo mais acelerado, e a crise hídrica, que já vinha sendo anunciada e que necessitou de investimentos na construção de novos reservatórios, para evitar que a população fosse impactada com racionamento. Foi necessário, com a crise hídrica, intensificar o trabalho de conscientização, que gerou uma redução do consumo em torno de 25% em comparação com a média nacional. 

Crise hídrica  

Por causa da crise hídrica e o longo período de estiagem, a situação do rio Itapemirim continua sendo uma preocupação Foto: ​Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A situação do rio Itapemirim continua sendo uma preocupação em função da crise hídrica, por causa dos longos períodos de estiagem. A vazão ao longo de 2016 foi menor que em 2015, com índices de chuvas muito abaixo da média histórica, o que impacta diretamente à vazão dos rios. 

De dezembro do ano passado até agora, houve uma melhoria na frequência e no volume das chuvas, mas nada que represente uma melhoria significativa. Para se ter uma dimensão da situação, nos três primeiros meses de 2015, a média da vazão do rio foi de 15.300 litros por segundo, enquanto neste ano, a vazão média tem ficado e, 35.900 litros por segundo. 

O fato de Cachoeiro estar atravessando a crise hídrica sem racionamento, até então, se deve a adequações e investimentos realizados para modernização e ampliação do sistema de água. Em 2014, por exemplo, a concessionária concluiu a construção de mais um reservatório de água, que proporcionou um aumento de 40% na reservação existente. Atualmente, são, ao todo, 33 reservatórios em pleno funcionamento, monitorados pelo Centro de Controle Operacional, em tempo real. Só nos últimos quatro anos, foram construídos 12 novos reservatórios.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O índice de perdas baixo também é um dos motivos que faz com que a cidade possa suportar a escassez hídrica por mais tempo. Cachoeiro é considerado referência, com um índice de 13%, enquanto a média nacional é 36,9%. As equipes de manutenção da concessionária atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana, efetuam o devido reparo, evitando perdas de água. 

Avanços

De 2012 a 2016, foram realizados investimentos de R$ 65 milhões, para modernizar e ampliar os serviços Foto: ​Divulgação

De 2012 a 2016, a Odebrecht Ambiental realizou mais um ciclo de investimentos, de R$ 65 milhões, para modernizar e ampliar os serviços, com a implantação do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), para atender à área de expansão urbana e localidades mais distantes.

“Para avançarmos ainda mais na universalização dos serviços, temos alguns investimentos a serem realizados, previstos no Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), como a construção de 2,6 km de rede de água em diversas localidades e 5,7 Km de rede de esgoto, além da continuidade de ações para evitar perdas de água e a conclusão da rede de água de Alto Moledo”, completa o diretor. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.