/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Domingos Martins confirma cinco mortes de macacos por febre amarela

Desde o início do ano, 170 macacos já foram encontrados mortos no município, mas apenas 32 amostras foram enviadas para análise

Nenhum
audima
audima
Em Domingos Martins, foram registradas 170 mortes de macacos Foto: ​Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Desde o início do ano, o município de Domingos Martins já registrou cinco mortes de macacos por febre amarela. A informação foi confirmada ao jornal online Folha Vitória pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (1º).

Ao todo, 170 animais foram encontrados mortos na região mas, do total, apenas 32 amostras foram enviadas para a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Seis amostras de material já estão com resultados prontos, cinco deram positivo para Febre Amarela e uma negativo para a doença. As outras amostras continuam em análise.

De acordo com a secretaria de Domingos Martins, os animais que foram encontrados em decomposição não podem ser analisados, pois não é possível coletar material. Em outros casos, como morte por tiro, também não há envio de material para análise.

Ainda segundo a secretaria municipal, a vacinação cautelar começou no dia 25 de janeiro em Domingos Martins. Com a medida preventiva, 98,8% da população local está vacinada contra Febre Amarela.

Macacos sentinelas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Assim como os humanos, os macacos não transmitem o vírus causador da febre amarela, e esses primatas exercem a importante função de sentinelas, alertando para o surgimento da doença na região, quando encontrados mortos. Nesse sentido, adverte o  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma campanha nacional para alertar que “os macacos devem ser preservados” para ajudar no combate à doença.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.