/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Após passar dificuldades com surdez, capixaba promove curso gratuito de libras na web

Edirlan Oliveira, deficiente auditivo desde os 3 anos de idade ocasionado por uma forte meningite, dará uma semana de cursos online gratuito para interessados em aprender libras

Redação Folha Vitória
audima
audima
Edirlan Oliveira é nascido e criado no município de São Mateus, região do interior do Espírito Santo Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O capixaba professor e instrutor de libras Edirlan Oliveira, deficiente auditivo desde os 3 anos de idade, dará uma semana de cursos online gratuito para interessados em aprender libras. O evento acontece entre os dias 16 a 23 de março.

Oliveira é nascido e criado no município de São Mateus, região do interior do Espírito Santo. A surdez do instrutor foi causada uma forte meningite. Após perder a audição, o professor revela que uma jornada de desafios foi iniciada em sua vida.

"Naquela época, a primeira dificuldade não foi minha, mas sim de minha família. Afinal, não sabiam o que fazer. Não tinha nenhum caso de pessoas com essa deficiência próxima da gente. Eles não sabiam quem poderia ajudar", conta o capixaba.

De acordo com Edirlan, a preocupação com os estudos era grande. Segundo ele, na época não havia a mínima estrutura para um aluno deficiente auditivo nas escolas de São Mateus.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Em minha cidade, não haviam instrutores ou professores que pudessem me ajudar. Por conta disso, tive que aprender do meu jeito, com minha limitações e com o mínimo de materiais que encontrei em livros e na internet. Sempre estudei em escolas públicas, sem nenhuma adaptação para surdos. Tive que aprender leitura labial sozinho", revela.

Segundo o capixaba, a maior dificuldade na escola, durante a infância, foi a falta de paciência dos professores em ter que falar devagar, para que ele pudesse entender o conteúdo Foto: Reprodução

O professor diz que a maior dificuldade nesse processo foi a falta de paciência dos professores em ter que falar devagar, para que ele pudesse entender. "As salas tinham em média 30 alunos. Não tinham paciência e muito menos tempo para me dar a atenção necessária. Mas compreendo que não há culpados nessa história, pelo contrário. Foram eles, meus amigos e minha família que me deram forças para continuar", afirma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com o tempo, Edirlan conseguiu aprender leitura labial e passou a compreender o que as pessoas falavam e até mesmo as matérias ensinadas pelos professores. O professor fala que conheceu pessoas com o mesmo problema que o dele, que inclusive passaram pelas mesmas situações que as dele.

"Comecei a me comunicar com poucos sinais. Fui desenvolvendo, aos poucos, meus próprios diálogos em libras. Até que um certo dia conheci Ronivaldo Ferreira, que conhecia a língua e começou a me acompanhar, ir em minha casa e me dar o suporte que precisava. Foi então que decidi estudar ainda mais a fundo esse idioma em outra cidade", diz.

Edirlan esclarece que durante anos passou finais de semana viajando para aprimorar o conhecimento em libras. "Nesse tempo, evolui totalmente. Entender o que os surdos falavam comigo, saber responder e até ensina-los, era a minha maior felicidade. Isso me fez voltar no tempo e lembrar das dificuldades, além de ter a certeza que qualquer pessoa pode aprender libras".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Após se formar no curso de instrutor de libras, o capixaba retornou para São Mateus e atuou em escolas públicas por onde passou a infância. Oliveira resolveu então, juntamente com os pais e irmãos, compartilhar os ensinamentos para mais pessoas. Foi então que eles criaram o OnLibras.

"Por meio de nossas redes sociais, compartilhamos o máximo de conteúdo. Quero mostrar para todos que é possível aprender esse idioma. Para isso, farei a 1ª Semana de libras. Um evento 100% online e gratuito. Nessa semana, os interessados aprenderão a maneira correta de se comunicar em libras", conta o professor.

Se interessou? Para participar do evento basta clicar aqui e se cadastrar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.