Torta capixaba será servida durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro
Mais do que uma oportunidade de tornar a torta capixaba conhecida internacionalmente, a presença nas Olimpíadas pode fortalecer ainda mais as tradições e cultura do Estado
A famosa torta capixaba está prestes a ganhar o mundo! O prato, tradicional no Espírito Santo principalmente na Semana Santa, está no cardápio das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontece em agosto deste ano.
Os jornalistas que estiverem presentes na cobertura dos jogos, terão a oportunidade de provar um dos pratos típicos do Estado em um jantar, onde a torta será servida.
Durante o Festival da Torta Capixaba, realizado na Ilha das Caieiras no último sábado (26), foram selecionadas três receitas da iguaria. Uma delas foi a da cozinheira Marli Nascimento Vieira, que prepara o prato há mais de 40 anos e conseguiu atender todos os critérios dos jurados que participaram do concurso.
Mais do que uma oportunidade de tornar a torta capixaba conhecida internacionalmente, a presença nas Olimpíadas pode fortalecer ainda mais as tradições e cultura do Estado. Ela poderá, inclusive, ganhar uma receita oficial, devidamente registrada.
De acordo com o Secretário de Turismo de Vitória Leonardo Krohling, o concurso aconteceu a partir de um edital do Ministério do Turismo que tinha como objetivo incentivar atividades características das regiões do Brasil.
"Neste anos fomos coroados por um edital do Ministério do Turismo que buscava incentivar atividades bem características das regiões. Então nós participamos junto com várias cidades do Brasil e Vitória foi classificada com o Festival da Torta Capixaba. O concurso não tem ganhador, nós apenas selecionamos as três melhoras para que a gente possa ir até as Olimpíadas servir um jantar tipicamente capixaba, levando para o resto do mundo essa iguaria única no Brasil que é a torta capixaba", explica.