/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Chipre ordena que sequestrador de avião egípcio fique detido por oito dias

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Larnaca, Chipre - Um tribunal do Chipre ordenou a detenção por oito dias do homem egípcio que admitiu ter sequestrado um voo doméstico da EgyptAir e forçado o desvio dele para a ilha ameaçando a tripulação com um cinto de explosivos falsos. O promotor de polícia do Chipre, Andreas Lambrianou, afirmou que o suspeito, identificado como Seif Eddin Mustafa, de 59 anos, enfrenta acusações de sequestro, posse ilegal de explosivos e ameaça de violência.

A juíza Maria Loizou disse ter considerado o pedido da polícia pela detenção máxima, de oito dias, necessário por causa dos receios de que o suspeito fuja e porque ele admitiu ter sequestrado o avião em um depoimento voluntário à polícia.

Segundo Lambrianou, após ser preso Mustafa declarou: "O que alguém deve fazer quando não vê a mulher e os filhos há 24 anos e o governo egípcio não deixa?" Uma fonte da promotoria geral do Egito, que falou sob condição de anonimato, disse que não existe proibição de viagem para Mustafa. O Ministério do Interior do Egito, por sua vez, afirmou que ele tem um longo histórico criminal e concluiu uma pena de um ano preso em março do ano passado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Autoridades do Chipre avaliaram Mustafa como "psicologicamente instável" depois de uma lista bizarra de demandas que ele fez aos negociadores para encerrar o sequestro, que incluíram a entrega de uma carta a sua ex-esposa cipriota na qual ele pedia a libertação de 63 mulheres dissidentes presas no Egito.

Lambrianou afirmou que nenhum explosivo foi encontrado no cinto que Mustafa carregava, com exceção de um recipiente com um líquido não identificado. A polícia também encontrou líquido suspeito na mala do passageiro, além de vários documentos escritos em arábico.

O promotor também informou que autoridades do Chipre pedirão ajuda da Interpol para determinar como o suspeito conseguiu passar pela segurança do aeroporto com um cinto de explosivos falsos. Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.