/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Carnaval de Congo de Máscaras para capixabas curtirem na próxima segunda em Cariacica

Ao som de instrumentos como a casaca, o tambor, a cuíca e o chocalho, elas prometem inflamar o público com canções e danças ligadas à religiosidade e à natureza

Redação Folha Vitória
audima
audima
Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cariacica/ Claudio Postay

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água acontece na próxima segunda-feira (4), às 9 horas, em Cariacica.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Haverá uma procissão saindo da Bica de Roda D’água e, a partir das 10 horas e uma missa, em frente à sede da banda de congo Santa Izabel. Logo em seguida, às 11h30, os capixabas seguirão até o local do evento na companhia do personagem João Bananeira e de bandas de congo mascaradas.

Ao som de instrumentos como a casaca, o tambor, a cuíca e o chocalho, elas prometem inflamar o público com canções e danças ligadas à religiosidade e à natureza. No encerramento, terá show pirotécnico e a apresentação do Grupo América 4.

O Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro estará presente com dois estandes e trará livros, quadros, panos e vestimentas africanos, camisas com temas característicos do Carnaval angolano, além de quitutes do país. Confira toda a programação da festa no fim da matéria.

De acordo com a cultura popular, a comemoração tem sua origem nas procissões que ocorriam no município em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Devido à distância que percorriam todos os anos até o Convento, os moradores decidiram realizar o ato de devoção pelas ruas de Roda D’água.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Durante os cortejos, os escravos utilizavam máscaras para não serem reconhecidos, já que eram excluídos da festividade. Mais tarde, elas acabaram sendo incorporadas ao Carnaval de Congo e o festejo foi ganhando cada vez mais adeptos, integrando negros, brancos e indígenas.

Programação:

9h – Procissão (saída da Bica de Roda D’água);

10h – Missa (em frente à sede da banda de congo Santa Izabel);

11h30 – Cortejo até a área do evento (companhia do personagem João Bananeira e de bandas de congo mascaradas);

12h – Shows com artistas locais;

14h – Encontro de bandas de congo de Cariacica, Fundão, Linhares, Santa Leopoldina, Serra, Viana e Vitória. Participação do grupo Brasil Tambores;
18h – Encerramento oficial com show pirotécnico;

18h10 – Show do Grupo América 4.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.