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Capixabas estão mais satisfeitos com telefonia fixa do que a móvel, diz Anatel

Capixabas avaliaram satisfação das operadoras de celular pré e pós-pagos, telefonia fixa e banda larga fixa, em 2015. No ranking geral a telefonia fixa foi a mais bem avaliada

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Anatel divulgou nesta terça-feira (29) pesquisa de satisfação dos consumidores de telefonia e banda larga fixa e telefonia móvel. Foto: Reprodução/ Facebook

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (29) os resultados da pesquisa que mede a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel pré e pós-paga em todo o Brasil.

No Espírito Santo, a operadora TIM ocupou o maior nível de satisfação em duas categorias: Celular pré-pago e pós-pago. Em relação ao telefone fixo a Net/Claro foi a mais bem avaliada. Na categoria banda larga fixa a GVT teve maior pontuação entre os capixabas.

Confira aqui a pontuação geral das operadoras no Estado.

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Em todo país, a telefonia fixa foi o serviço que recebeu a maior nota referente a satisfação dos consumidores: 6,97, em uma escala que vai de zero a dez. Foi seguida pela telefonia celular pós-paga, com nota 6,72; pré-paga, com nota 6,62; e banda larga fixa, com nota 6,58.

A pesquisa mostrou também que os aspectos que receberam avaliações mais negativas – em todos os serviços – estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras (o que inclui o tempo de espera para falar com atendente) e também à sua capacidade de resolver demandas (como pedidos de mudança de planos e de correções em faturas).

Ainda segundo a pesquisa, metade dos entrevistados declarou ter entrado em contato com a prestadora nos seis meses anteriores à pesquisa para resolver problemas de cobrança ou pedir reparo do serviço.

Para a superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Leonel, a pesquisa tem duas funções importantes: “Em primeiro lugar, ao publicarmos os resultados, estamos dando ao consumidor informações essenciais para que ele possa escolher qual prestadora irá contratar. Ao mesmo tempo, a pesquisa dá à Anatel informações essenciais para que ela possa direcionar suas ações de fiscalização, de controle e mesmo os seus regulamentos para solucionar os problemas que mais geram insatisfação nos consumidores”.

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Ao todo foram coletados dados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015.

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