/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Autoridade da Síria diz que cidade de Palmira pode ser reparada "em cinco anos"

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Beirute - Os danos causados em alguns dos tesouros mais reverenciados da cidade de Palmira podem levar cerca de cinco anos para ser reparados, afirmou o diretor de antiguidades do governo da Síria nesta segunda-feira.

Com o auxílio de ataques aéreos da Rússia, as forças sírias expulsaram militantes da cidade histórica no domingo, na primeira importante vitória do presidente Bashar al-Assad contra o grupo extremista muçulmano sunita.

A cidade sofreu com dez meses de uma ocupação brutal, com bairros residenciais destruídos, a decapitação de um dos mais importantes pesquisadores de antiguidades e danos ao Templo de Baalshamin, de 2 mil anos, e também de parte do Templo de Bel e de três tumbas antigas, uma delas com datação de 44 depois de Cristo.

O diretor de antiguidades do governo, Maamoun Abdulkarim, disse que é possível fazer o restauro das edificações, alguns dos maiores tesouros arqueológicos de todo o Oriente Médio. "Com o apoio da comunidade internacional, nós podemos restaurar as ruínas de Palmira em cinco anos", disse Abdulkarim.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Muitas das antiguidades da famosa cidade sobreviveram ao ataque do Estado Islâmico sem danos, disse o diretor. Segundo ele, fotografias tiradas recentemente indicavam que mais de 80% da cidade antiga estava em boas condições. "Eu esperava que o estrago fosse 20 vezes pior que isso", comentou.

As forças sírias e seus aliados reforçaram a ofensiva neste mês para expulsar o Estado Islâmico de Palmira. Alguns dos bairros residenciais da cidade foram quase completamente destruídos, segundo ativistas locais. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.