/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Colatina

Natural de São Paulo, ele foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”

Redação Folha Vitória
audima
audima
Bispo estava como administrador apostólico de Colatina Foto: Diocese de Jundiaí SP
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (4), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como bispo de Colatina, transferindo-o do ofício de auxiliar da arquidiocese de Vitória. Atualmente, dom Joaquim estava como administrador apostólico de Colatina.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Ele foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Natural de Cafelândia, em São Paulo, nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental em sua cidade e o ensino médio em Bauru (SP). É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí, também em São Paulo. Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí. Foi co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais.

Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP) e Nova Jerusalém, em Jundiaí; pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiaí. Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Dom Joaquim Wladimir também foi administrador diocesano e vigário geral da diocese de Jundiaí.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Colatina, após a renúncia de dom Décio Sossai Zandonade, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.