Reforma da lona do Terminal de Itaparica vai custar R$ 2,5 milhões
O último rompimento da cobertura foi registrado no dia 29 de janeiro deste ano, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória
A reforma da cobertura do Terminal de Itaparica, localizado em Vila Velha, vai custar R$ 2,5 milhões. A informação foi repassada pela Ceturb-ES. A lona do local virou alvo de piadas e reclamações após se romper algumas vezes desde a sua instalação, no ano de 2021.
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O último rompimento foi registrado no dia 29 de janeiro deste ano, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória. Com a situação, muita água atingiu a plataforma 29, de onde partem os ônibus da linha 552.
Por meio de uma nota, a Ceturb-ES explicou que contratou, após um laudo técnico, uma empresa especializada que já iniciou o serviço de reparo de toda a cobertura.
"A equipe fará a soldagem de equipamentos, consertos na membrana danificada, distensionamento e tensionamento de toda estrutura, além da execução das manutenções preventivas e corretivas, vistoria dos cabos e soldas, e limpeza das membranas", destaca por meio de nota.
O valor de reparo de toda a cobertura é de R$ 2.544.388,30 e o prazo máximo para finalização dos reparos é de até 90 dias.
Local sofreu outros rompimentos ao longo dos anos
O "novo terminal de Itaparica" foi entregue à população no dia 22 de janeiro de 2021, em uma obra onde foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução. O local ficou fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado.
Além disso, em dezembro de 2020, a cobertura cedeu ainda durante a construção, antes mesmo das obras no terminal serem finalizadas.
Na época, o DER-ES informou que a cobertura ainda não havia sido totalmente instalada e a membrana estava sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não "tensionou" poderia acontecer isso.
Desde a data, foram registrados alguns rompimentos na lona da cobertura. Um deles foi registado no dia 12 de janeiro de 2023. Na data, o local cedeu com a água acumulada.
Já no dia 22 de janeiro de 2024, a estrutura também não aguentou o peso da água acumulada e também foi rasgada. Por conta do problema, as atividades foram canceladas em duas plataformas das linhas 585 e 593.
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