/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Por que choveu granizo na Grande Vitória? Entenda o fenômeno e como ele acontece

Meteorologista do Incaper explica o fenômeno que causou chuva repentina e as tendências para os próximos dias

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/leitores
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A tarde de segunda-feira (19) foi marcada por uma mudança brusca no tempo: raios, trovões e chuva de granizo atingiram algumas cidades da Grande Vitória depois de uma manhã de calor. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas, por que esse fenômeno acontece de forma repentina? A reportagem da TV Vitória/Record conversou com Hugo Ramos, meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para buscar repostas sobre as mudanças climáticas no estado. 

"Essas mudanças nas condições do tempo são características do verão. Normalmente, nesta época do ano, as chuvas são formadas pela combinação do calor e umidade. Como o estado tem bastante formação de montanhas, isso também contribui para a formação de nuvens de tempestades", explicou.

A chuva repentina que assustou os moradores da região metropolitana foi um exemplo dessa característica da estação do ano, no entanto, com mais um detalhe: o fluxo de umidade provocado por uma tempestade subtropical.

Dessa forma, esse fenômeno traz na massa de água, combinado com o calor, as nuvens de tempestade com uma formação bem rápida.

"Essas chuvas, em função do seu rápido desenvolvimento, contribuíram para raios, trovões e granizos. Ainda mais quando as temperaturas passam dos 30°C, esse calor ajuda no desenvolvimento de tempestades repentinas", disse Hugo Ramos.

LEIA TAMBÉM: Crea-ES constata avarias e orienta manutenção periódica no Terminal de Itaparica

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, de acordo com o meteorologista, o granizo formado nas últimas chuvas foi resultado desse processo rápido de formação de nuvens.

"Normalmente, o granizo é oriundo de toda nuvem de tempestade, mas depende do processo de desenvolvimento. Com o vapor e a força dos ventos, existe uma camada de formação de gelo dentro da nuvem que acaba desagregando e caindo em formato de pedras. É o granizo", explicou.

Tempo deve continuar chuvoso no Espírito Santo 

A tempestade de segunda-feira (19) foi um caso isolado, mas as chuvas devem continuar no estado até a sexta-feira (23), com intensidade menor e de forma esparsa. 

De acordo com o Incaper, podem ocorrer tempestades em regiões de montanhas, mas, nas demais áreas, deve chover fraco e em alguns momentos do dia. Veja a previsão:

Terça-feira (20)

Na Grande Vitória, muitas nuvens. Previsão de chuva, com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 33 °C. Vitória: mínima de 24 °C e máxima de 33 °C.
Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24°C e máxima de 35 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Serrana
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
, muitas nuvens e previsão de chuva com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 31 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 30 °C.
Na Região Norte, muitas nuvens e previsão de chuva com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado no litoral.
Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C.
Na Região Noroeste, muitas nuvens e previsão de chuva com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 22 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Nordeste, muitas nuvens e previsão de chuva com trovoadas isoladas à tarde. Vento moderado no litoral. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.

Quarta-feira (21)

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 25 °C e máxima de 33 °C. Vitória: mínima de 25 °C e máxima de 32 °C.
Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 33 °C. Nas áreas altas: mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 29 °C.
Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 28 °C.
Na Região Norte, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Noroeste
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 30 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 18 °C e máxima de 27 °C.
Na Região Nordeste, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 29 °C.

Quinta-feira (22)

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 25 °C e máxima de 34 °C. Vitória: mínima de 25 °C e máxima de 33 °C.
Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 28 °C.
Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.
Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 30 °C.
Na Região Norte, céu nublado pela manhã, com aumento de nuvens nos demais períodos. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C.
Na Região Noroeste, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 25 °C e máxima de 32 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 23 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Nordeste
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.

Sexta-feira (23)

A sexta-feira começa com chuva rápida entre a madrugada/manhã, na Grande Vitoria, Serrana (três santas), Norte, Nordeste e Noroeste, com abertura de nuvens no decorrer do dia. Na região Sul e Serrana, sol pela manhã, com aumento de nuvens e chuva a tarde, exceto no litoral sul capixaba. O vento sopra com moderada intensidade por todo o litoral, com possibilidade de rajadas em alguns trechos.

LEIA TAMBÉM: Praias de Vitória devem ter até 60 metros a mais de areia; veja vídeo de como vai ficar

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.