/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
BODAS DE VINHO

Casal de Vila Velha celebra 70 anos de união e dá dicas para um casamento duradouro

José e Anathildes Caliari vão celebrar as Bodas de Vinho em uma paróquia da Comunidade de Santa Clara

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No ano de 1954, o mundo era um lugar bem diferente. Os carros ainda eram mais modestos, a televisão ainda engatinhava em diversos cantos do planeta, e a internet não era ainda sequer uma ideia. 

E foi naquele ano que o casal José e Anathildes Caliari começou sua longa história de amor, que este ano completa sete décadas. Os 70 anos de casamento são celebrados em uma paróquia da Comunidade de Santa Clara, em Vila Velha, com toda a família. 

E que família! São quatro filhos, 10 netos e 18 bisnetos, que foram participar das bodas de vinho do casal. Mas destas uvas, não é qualquer um que consegue experimentar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o registro civil, no Espírito Santo, antes de pedir o divórcio, a média de duração de um casamento é de 13 anos. Deste mal, José e Anathildes não padeceram. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Anathildes se lembra de quando conheceu o amado, em um baile, na casa do pai dele, há muitos anos. Naquele tempo, ela ainda se considerava muito nova para namorar, mas não resistiu aos encantos do então pretendente. 

"Nos conhecemos em um baile na casa do pai dele, ele me tirou para dançar e falou: namora comigo? E eu falei: eu estou muito novinha, namora com a minha irmã. E ele disse: eu não quero sua irmã, quero você. Aquilo ficou no meu coração", contou. 

De acordo com ela, o segredo para um casamento duradouro é simples: basta o casal estar junto e se tratar sempre com carinho e com amor. 

"É um cuidar do outro com muito carinho, muito amor, nunca um ficar longe do outro, porque nos casamos para ficar juntos, não separados", disse. 

O marido não fica atrás quando o assunto é dar conselhos, para ele, é necessário sempre ter respeito para manter a relação estável, forte e duradoura. As brigas precisam ser evitadas. 

Para ele, o segredo é viver bem e um dia após o outro, esta é a receita para um casamento de sucesso. 

"O segredo é viver bem do jeito que estamos vivendo, nós não brigamos, só vivemos bem, com a graça de Deus"

E nestes 70 anos de união, é claro que músicas fariam parte da rotina do casal, a mais especial, entoada ainda após sete décadas por José no acordeão, é "Beijinho Doce", que já ganhou diversas versões de vários artistas brasileiros. 

Ele relata que na vida do casal nunca faltou festa e a canção nunca saiu da trilha sonora.  

"Beijinho Doce foi cantando eu e ela, toda vida tem festa e tenho beijinho doce no meio".  

Casal referência, diz família

Para Maria de Lourdes, uma das filhas do casal, estar perto dos pais é poder vivenciar um amor que ultrapassa gerações e, mais do que isso, mostrar para os filhos e netos que é possível ter uma relação duradoura. 

"Comemorar estes 70 anos é tudo para a gente, porque sempre muito unidos, a família, mostrar para os filhos da gente para cultivarem o amor e crescerem igual eles, para ficar com 25, 50 e quem sabe nos 70"
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Este amor já contagiou até a nova geração da família Caliaria, como o bisneto do casal João Felipe Caliari Santa Clara, que relata se impressionar com a longevidade da relação dos bisavós. 

Para ele, o que chama atenção é que os dois idosos nutrem uma grande confiança um no outro. 

"Eu acho bem legal, porque a confiança entre eles deve ser bem grande, o amor também" 

Para a neta Franciane Caliari, a longevidade da relação é fruto não apenas de amor e carinho, mas também de cuidado, companheirismo e perseverança por parte do casal. 

Franciane conta que enxerga nos avós um casal modelo e referência para o amor e para a construção de uma vida juntos. 

"Eles representam um casal que nós temos por referência, de ao longo de todos esses anos, com certeza passaram por muitas lutas, dificuldades, mas perseveraram, se mantiveram firmes, o amor, a fé, o acordo entre eles fez com que chegassem onde chegaram, para nós isso é muito importante" 

E aquele beijinho açucarado, que já embalou inúmeras festas e momentos do casal, também é um segredo para uma relação tão duradoura, de acordo com a neta. 

"Eu acho que um beijinho doce fez toda a diferença ao longo destes 70 anos"

Leia Também: Menina de 9 anos que levou mais de 500 picadas de abelhas recebe alta: "Guerreira"



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.