/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Entenda o ano bissexto: por que em 2024 temos o dia 29 de fevereiro?

O ano bissexto ocorre a cada quatro anos para ajustar o calendário às horas extras da órbita terrestre

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução redes sociais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tradicionalmente, o mês de fevereiro termina no dia 28, mas em 2024 haverá uma exceção: o mês será estendido até o dia 29, nesta quinta-feira, devido ao ano bissexto.

Essa peculiaridade se dá pelo fato de que, em vez dos habituais 365 dias, teremos 366 dias neste ano. Embora possa parecer estranho, isso tem uma explicação.

LEIA TAMBÉM: Como usar? Nova função de pesquisa por data chega ao WhatsApp

Por que existe o ano bissexto?

No calendário civil, um ano é definido pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol, conhecido como movimento de translação. No entanto, esse período não corresponde exatamente a 365 dias, exigindo ajustes para manter a precisão do calendário.

De acordo com os astrônomos, a Terra leva aproximadamente 365 dias e 6 horas para completar uma órbita em torno do Sol. Para compensar essas 6 horas extras a cada ano, é adicionado um dia extra ao calendário a cada quatro anos, estabelecido em 29 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Samsung oficializa o lançamento do Galaxy Ring durante a MWC 2024

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.