Dino (divulgador de notícias)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Tendências que são oportunidades para a gestão de frotas em 2023

Em um país cuja frota de automóveis ultrapassa 107 milhões de unidades e onde 632 mil acidentes e 11 mil mortes no trânsito foram registradas em 2021, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), empregar tecnologias que auxiliam na condução e gestão de frotas podem ajudar a melhorar essa estatística, que impacta toda a sociedade.

Dino - Divulgador de Noticias
audima
audima
Foto: Divulgação/DINO
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em um país cuja frota de automóveis ultrapassa 107 milhões de unidades e onde 632 mil acidentes e 11 mil mortes no trânsito foram registradas em 2021, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), empregar tecnologias que auxiliam na condução e que fornecem a visibilidade de como está a direção do time no trânsito pode ajudar a melhorar essa estatística, que impacta toda a sociedade.

“O mercado de frota tem um amplo potencial para crescer. E a tecnologia é essencial nisso, para que a empresa evolua para além do uso de planilhas e WhatsApp na gestão. Ao inovar, constrói-se uma operação eficiente, conectada e com vantagens competitivas frente à concorrência" afirma Omar Jarouche, CMO da Cobli, FleetTech que por meio de IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, ajuda operações a reduzir custos, potencializar a produtividade e cuidar da condução segura do motorista. O executivo ainda comenta cinco tendências e oportunidades para potencializar a operação de frotas em 2023. 

 

Videotelemetria 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A nova fronteira da gestão de frotas, a videotelemetria é composta por câmeras veiculares com inteligência artificial embarcada instaladas na cabine do automóvel. Elas identificam automaticamente e gravam situações perigosas, como direção distraída e proximidade insegura do veículo da frente. Os vídeos são enviados para uma plataforma, que avisa o gestor o momento exato que ele deve assistir e analisar, transformando dados brutos em informação útil e plano de ação, como feedbacks rápidos e treinamentos para a equipe.

Diante de possíveis comportamentos de risco, alertas sonoros são disparados em tempo real para o condutor ter uma direção mais cuidadosa e focada, evitando acidentes e infrações. Com isso, a videotelemetria consegue auxiliar na redução de custos. Além disso, também é possível usar as imagens para evitar o pagamento de despesas com incidentes nos quais a empresa não foi a responsável pela infração. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“A tecnologia é capaz de fazer o reconhecimento facial do condutor no início da viagem e transformá-los em filtros automáticos, para saber qual motorista gerou qual evento. Assim, é possível agrupar as imagens de um mesmo motorista e nomear os grupos”, comenta o porta-voz da Cobli.

 

Inteligência de dados 

Uma pesquisa recente realizada pela Dell, em parceria com a Forrester, mostra que 73% das empresas do Brasil se consideram orientadas por dados. E dessas empresas, 80% afirmam que estão lidando com alguma barreira para capturar, usar e analisar os dados — muitas vezes, por dificuldade em integrar os dados que são captados e analisá-los de forma inteligente. 

“Na gestão de frotas, dados são de extrema importância na tomada de decisões para realocação de recursos, redução e eficiência de custos. Ou seja, para melhorar o que sua operação já tem. Além disso, contribui para a identificação de padrões, previsão de demanda, apontamento de falhas, gargalos e ineficiências”, destaca Omar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O especialista destaca os tipos de dados que gestão de frota costuma olhar, como o consumo de combustível por rota, frequência de manutenções, custo da operação e modo de condução do motorista. Assim, a tecnologia possibilita coletar, acompanhar quase em tempo real e analisar com profundidade essas informações. Dessa forma, é possível saber exatamente em quais aspectos da operação mexer, para descomplicar processos, potencializar a operação e melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes.

 

Upgrade no monitoramento de frotas

Ao adotar um sistema de monitoramento de frotas, é possível receber todos os dados em tempo real e em uma única plataforma de inteligência. Ou seja, o gestor consegue acompanhar cada vez mais dados. Por exemplo, é possível designar trajetos e regiões específicas para o trabalho dos motoristas. Em caso de alteração de rota, o líder é alertado. Isso impacta em mais eficiência na operação e, consequentemente, pode reduzir custos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Em alguns casos, também é possível acompanhar o veículo em tempo real, contando, posteriormente, com relatórios sobre velocidade, quilometragem, paradas e outras informações importantes.

Com a evolução da gestão para videotelemetria e telemetrias, é possível tomar decisões inteligentes a partir da realidade da própria operação. A tecnologia também facilita a integração com parcerias estratégicas, que colaboram na construção de um ecossistema robusto para a operação. 

 

Sustentabilidade

No estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito com executivos de 500 médias e grandes empresas industriais, duas em cada três (63%) empresas entrevistadas afirmaram que vão ampliar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos.

A busca por processos sustentáveis é tema  cada vez mais discutido na gestão de frota, principalmente no que diz respeito ao uso de veículos elétricos - que são uma maneira de buscar deslocamentos com menor impacto ao meio ambiente, já que  emitem menos poluentes do que os carros à combustão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Tecnologias de monitoramento de frotas, como a videotelemetria e a telemetria, também colaboram com a sustentabilidade, porque possibilitam ter rotas mais eficientes, o que impacta diretamente no consumo de combustível e na redução de emissões de CO². Dados da Cobli mostram que clientes reduziram o consumo de combustível em 26% em um ano. 

 

Conexão 5G 

O 5G é uma evolução do 4G, porque consegue alcançar 10x mais performance, se comparado à versão anterior. O recurso permite uma internet mais rápida e maior velocidade de comunicação e transmissão de dados.

A tecnologia do 5G está começando a ser implementada agora nas principais cidades, já que tem alto custo de implementação de infraestrutura para as empresas de telecomunicações.

Na gestão de frotas, o 5G permitirá que as empresas controlem ferramentas e dispositivos de forma rápida e remota, ao oferecer uma internet mais estável, facilitando o trabalho dos colaboradores. Tecnologias para monitoramento de veículos, análise de dados, otimização de trajetos, análise do comportamento dos condutores terão uma conectividade cada vez mais eficiente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Além disso, pode também auxiliar em problemas mais complexos das cidades inteligentes. Por exemplo, a evolução na conexão vai ajudar a planejar semáforos melhores e comunicar desvio de trânsito em caso de acidente ou enchentes.

 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.