/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Estudantes do ES revelam segredos para ir bem na redação do Enem

A correção do texto do exame passa por dois corretores, que podem atribuir nota de 0 a 1000, sendo 200 pontos para cada uma das 5 competências

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Estudantes do Espírito Santo que se deram bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) afirmam que o segredo para conseguir uma nota alta é treinar bastante, consultar provas antigas e ter atenção às competências relativas às disciplina.

A correção do texto do exame passa por dois corretores, que podem atribuir nota de 0 a 1000, sendo 200 pontos para cada uma das cinco competências, que são: domínio da Língua Portuguesa, compreender a proposta de redação, interpretação, ponto de vista e elaborar proposta de intervenção.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Jornal da TV Vitória, da TV Vitória/Record TV, o estudante Guilherme Marchiori, de 19 anos, explica que, para alcançar a pontuação de 960 pontos, foi necessário foco total nos estudos. 

Foto: Reprodução/RecordTV
Guilherme Marchiori

"A dica principal de qualquer vestibular é realizar provas antigas, o formato atual é realizado desde o ano de 2009, por isso, é absolutamente necessário conferir os temas que já foram cobrados, ler muito sobre assuntos variados e seguir um cronograma", destaca. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O estudante Pedro Manuel Siqueira, de 19 anos, também tirou 960 pontos no Enem. Ele já havia passado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e não dependia do resultado do exame. Mesmo assim, a notícia veio como uma recompensa após um ano de foco nos estudos. 

Foto: Reprodução/RecordTV
Pedro Manuel Siqueira
"Eu sempre penso no pior cenário possível, mas quando olhei foi o contrário, até mesmo na redação. Era uma área que estudei mais esse ano, pois nos outros exames não fui tão bem, por isso preferi focar no texto", explicou. 

Segundo Pedro, ele ia melhor em algumas competências que são avaliadas no exame do que em outras. Dessa forma, focava em treinar as competências em estava menos preparado. "Eu sempre lia o tema da redação, procurava ver no textos auxiliares o que poderia aproveitar, organizei o esqueleto e deu certo", garante. 

Além disso, o estudante ressalta que, é importante treinar sempre e não deixar que o desânimo tome conta do aluno. "Não tem outro jeito além de treinar, saber o que vem acertando, o que vem errando e além disso, não deve-se perder a motivação e controlar todas as emoções", disse. 

Resultado do Enem

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O resultado do Enem já está disponível. Para acessar o boletim de desempenho, basta entrar na Página do Participante e fazer o login, digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil por meio de programas como Prouni e Fies. 

*Com informações da repórter Luana Damasceno da TV Vitória/ Record TV

LEIA TAMBÉM: Família faz vaquinha para cirurgia da menina com tumor cerebral no ES

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.