Dino (divulgador de notícias)

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Por que os brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas?

Especialista elenca que programas de fidelidade precisam inovar cada vez mais para seduzir e atrair consumidores

Dino - Divulgador de Noticias
audima
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Os programas de fidelidade sempre atraíram muitos consumidores. Com uma estratégia eficaz não apenas para atrair, mas reter clientes, no entanto, essa modalidade, segundo a 12ª pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, feita com 25.426 consumidores pelo mundo, sendo 1322 brasileiros, mostra que 80% dos brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas.

Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Club, plataforma para programas de fidelidade e recompensas, a pesquisa reforça que o consumidor está muito mais exigente e não se interessa mais por modelos tradicionais: “Há inúmeros fatores que levam os clientes a serem mais exigentes com programas do tipo, com destaque para esperar receber do varejista ou do prestador de serviço um valor superior ao que foi pago, não se comprometer com apenas um estabelecimento e ter mais conveniência para verificar qual é o melhor benefício para aquele momento de vida, seja ter desconto em novas compras, receber dinheiro de volta ou ter a liberdade de investir o dinheiro acumulado”.

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A pesquisa revela ainda que, para 36% dos consumidores, as expectativas sobre fidelidade se modificaram. “Após anos de pesquisa sobre o setor, decidimos que era vital termos diferenciais importantes para oferecer ao mercado, tanto para o varejista e comerciante aderir ao programa, como para o consumidor, que visualizaria, de fato, vantagens expressivas em aderir à modalidade”, revela Frachia.

O que tem impacto na vida do consumidor?

Hoje, é preciso pensar em maneiras diferenciadas de fidelizar o consumidor. É fundamental que o cliente tenha total liberdade para decidir o que realmente tem impacto em seu dia a dia. Se antes era unânime a preferência por milhas de viagens, hoje, muitos preferem ter descontos para utilizar em produtos ou lojas diferentes daquelas onde o produto foi adquirido. “Além disso, há uma grande parcela de clientes que está optando por investir o dinheiro poupado”, destaca o executivo.

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No entanto, o executivo ressalta que é preciso ser cauteloso com a integração de serviços para que o consumidor veja a evolução da marca de maneira natural e, principalmente, confiável: “após o lançamento do programa de fidelidade e parcerias importantes, como da Abrasel, lançamos recentemente a Fidelis Fintech, plataforma que reúne soluções financeiras em Banco Digital e Crypto Exchange. Por meio do banco digital da marca, permitimos aos clientes acumular pontos também ao utilizar os serviços, o que, para muitos consumidores, é ainda mais atrativo”, conclui Frachia.

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