Dino (divulgador de notícias)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Financiamentos crescem acima da média nacional no CE em 2021

Ceará tem alta acima da média nacional (124%); corretor analisa movimento em direção a cidades da região metropolitana de Fortaleza, como Eusébio, que tem “boom” imobiliário

Dino - Divulgador de Noticias
audima
audima
Foto: Divulgação/DINO
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com um crescimento acima da média nacional (124%), os financiamentos imobiliários no Ceará movimentaram mais de R$ 1,65 bilhão no primeiro semestre de 2021. A informação é da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), que revela que o valor representa uma alta de 169% em relação ao primeiro semestre de 2020 - primeiro ano da pandemia de Covid-19. Trata-se da maior expansão desde o início da série histórica, em 1994.

O levantamento da Abecip também mostra que o Ceará teve o terceiro maior crescimento do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte (193%) e Pará (184%). No total, foram financiados 7.914 imóveis no estado apenas no primeiro semestre do último ano - a soma representa mais do que o triplo registrado em 2020, quando foram vendidas 2.595 unidades.

Neemias Benício, corretor de imóveis de Eusébio (CE), destaca que o mercado imobiliário cearense voltou a crescer durante a pandemia após a temporada de crise entre 2015 e 2019. “Entretanto, há uma disparidade entre a tendência de alta nos financiamentos imobiliários efetivados no estado com relação à capital”, afirma, em referência a indicativos da DataZAP+ cedidos ao Diário do Nordeste.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo os dados, Fortaleza teve queda no número de contratos fechados em 2020. No mês de julho, houve variação negativa de 3,42% no saldo de financiamentos, decréscimo que seguiu mês a mês até fevereiro de 2021. 

Benício afirma que, ao passo em que Fortaleza sentiu impactos negativos durante a crise sanitária devido à evasão dos centros urbanos, o mercado imobiliário de cidades da região metropolitana, como Eusébio, experimentaram um “boom”.

Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 24 quilômetros da capital, Eusébio possui 79 km² de área territorial e uma população estimada em  54.337 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020.

"Muitas famílias têm escolhido Eusébio em busca de qualidade de vida, pois veem na cidade uma boa opção para sair da agitação de Fortaleza e morar em uma cidade menor, mais tranquila, com mais verde e infraestrutura de comércio e serviços crescente”, explica. “O acesso rápido à capital também é um fator importante, o que contribuiu para a ascensão de diversos lançamentos imobiliários, sobretudo casas em condomínios com com foco em estrutura de lazer e segurança”.

Brasileiros buscam cidades menores em novo estilo de vida

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na visão do corretor de imóveis de Eusébio (CE), a pandemia de Covid-19, o teletrabalho e o isolamento social podem ter contribuído para o êxodo de moradores das grandes metrópoles para condomínios.

“Assim como em outras capitais, na região metropolitana de Fortaleza o confinamento levou às pessoas a passarem mais tempo em casa. Com isso, nasceu o desejo por imóveis maiores e com mais espaço de lazer. Os condomínios atendem bem a estes requisitos, e devem continuar recebendo um contingente de pessoas mesmo no pós-pandemia”, afirma.

Para exemplificar, Benício diz que um grande número de estudantes e profissionais preferem continuar na modalidade remota, mesmo com o avanço da vacinação. De fato, 70% dos profissionais afirmaram que gostariam de continuar trabalhando em home office de agora em diante, segundo pesquisa da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De forma similar, um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) demonstrou que 30% das empresas brasileiras devem manter o teletrabalho mesmo no pós-pandemia. “Neste novo cenário, em que as pessoas priorizam a adoção de um estilo de vida saudável, à certa distância dos grandes centros, cidades como Eusébio devem ser escolhidas cada vez mais”, complementa.

Lançamentos aquecem mercado imobiliário de Eusébio

Para o corretor, as perspectivas são positivas para o mercado imobiliário na cidade a curto, médio e longo prazo. “Vemos o mercado imobiliário em Eusébio aquecido e com tendência de continuar crescendo. A infraestrutura de serviços está em plena expansão, com a chegada de escolas e faculdades de destaque, além da instalação de shoppings com grandes lojas”.

Benício destaca que um dos vetores de crescimento de Eusébio é o bairro planejado da Cidade Alpha. “O projeto da Alphaville Urbanismo contempla a construção de diversos condomínios residenciais de luxo integrados com uma área comercial. Além disso, vários condomínios Alphaville chegaram à região e há expectativa de mais empreendimentos”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O último lançamento, prossegue, ocorrido em dezembro de 2021, foi o empreendimento Alphaville Ceará 4 - as vendas dos lotes esgotaram em um único dia. “O que demonstra a força da cidade, que deve seguir em crescimento contínuo ao lado de Fortaleza”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://blog.eusebioimoveis.com/

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.