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Após cinco dias de torneiras secas, moradores de Cariacica voltam a ter água

Fornecimento foi normalizado pela Cesan na manhã desta quarta-feira (16) no bairro Padre Gabriel; líquido chegava turvo nas casas, devido à presença de lama no rio Santa Maria

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
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Foto: Reprodução TV Vitória

Depois de cinco dias de torneiras secas, a água voltou a ser fornecida no bairro Padre Gabriel, em Cariacica

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Durante todos esses dias, moradores tiveram que lidar com o transtorno de não conseguir manter hábitos simples como tomar banho, lavar a louça e a própria roupa.

A autônoma Lailane Souza teve que lidar com esse desconforto e seus dois filhos poderiam não ir para a escola nesta quarta-feira (16) devido ao acúmulo de uniformes sujos. "Não tem condições de mandar as crianças para as aulas sem água em casa", reclamou. 

Pela manhã, ela já havia acionado a máquina de lavar para garantir que os filhos fossem para o colégio.

Leia também: Moradores de Cariacica estão sem água há quatro dias, após manutenção em rede da Cesan

A diarista Jussara Jesus da Cunha precisou improvisar com galões de plástico para recolher água no caminhão-pipa para matar a sede da família. E sem água, também não teve comida. "Ficamos sábado e domingo sem jantar porque a gente não tinha água nem para cozinhar", lembrou. 

Nesse período, o abastecimento foi interrompido porque a água chegava turva nas casas. Ela saía suja dos reservatórios da Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan). 

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Segundo a empresa, isto aconteceu devido ao aumento do nível de lama no rio Santa Maria, afetado pelas fortes chuvas da semana passada.

A companhia informou que foi necessário fazer manutenção e lavagem nas redes de distribuição. As limpezas já foram concluídas, mas advertiu que é possível que a água chegue com a coloração modificada em alguns imóveis.

Segundo a Cesan, não há risco para a saúde, mas nessas condições, não é recomendado para consumo. 

Em caso de dúvida, a população pode ligar para o número 115. 

Nível de lama em rio obriga Cesan a fazer nova interrupção de fornecimento de água

Na segunda-feira (14), a suspensão do funcionamento de outra estação de tratamento da Cesan fez com que mais bairros da Grande Vitória e do interior do estado fossem afetados com a falta d'água.

Dessa vez, a interrupção aconteceu em uma das maiores estações de tratamento da companhia, localizada na Serra e responsável por abastecer parte da cidade, além da região norte de Vitória e os municípios de Fundão e Aracruz.

Foto: TV Vitória
Rio Santa Maria ficou com água turva e interrompeu o abastecimento pela Cesan

De acordo com a Cesan, o motivo do desabastecimento foi o aumento da turbidez da água do Rio Santa Maria da Vitória, que é captada para ser tratada nessa estação.

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A companhia informou que as fortes chuvas da última semana, em especial na Região Serrana do Estado, alteraram a qualidade da água do rio e que o grande volume de lama impediu o tratamento da água.

Ainda segundo a companhia, a distribuição de água voltou a ser feita na noite de segunda-feira. No entanto, a companhia alega que as condições do rio ainda estão dificultando o processo de tratamento.

"É importante fazer uso responsável da água e manter água reservada para consumo mínimo de 24 horas", informou a empresa, em nota.

O problema afetou o funcionamento do Hospital Dório Silva, na Serra. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os atendimentos ambulatoriais eletivos foram suspensos na unidade e serão reagendados. Ainda segundo a Sesa, caminhões-pipa estão fornecendo água para o hospital.

Água com coloração alterada

De acordo com a Cesan, na paralisação das duas estações de tratamento foi necessário fazer a lavagem das redes de distribuição antes da retomada do fornecimento de água. Isso, segundo a companhia, pode levar ao carreamento de materiais sedimentados nas tubulações.

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A Cesan informou que as limpezas já foram concluídas, mas alertou para a possibilidade de que a água chegue com a coloração modificada em alguns imóveis. "Apesar de não oferecer risco à saúde, não é recomendado o consumo humano, a orientação é descartar", destacou a companhia.

Eventual solicitação de ressarcimento e/ou revisão da conta de água podem ser feitas na Agência de Atendimento ao Cliente da Cesan mais próxima do imóvel, ou pelo site www.cesan.com.br. Nesse caso, basta clicar em Agência Virtual, preencher os formulários de acordo com a solicitação e enviar os documentos solicitados.

A Cesan orienta que registros em imagem e vídeo, além de notas fiscais, são importantes para a análise do pedido. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento é feito 24 horas.

Com informações das repórteres Fernanda Batista e Nathália Munhão, da TV Vitória/Record TV.


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