Especial educação

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Carpe Diem! Sociedade dos Poetas Mortos é um dos filmes mais importantes dos anos 90

Além de vencer a maior premiação do cinema na categoria Melhor Roteiro, foi indicado para Melhor Ator e Diretor (Peter Weir), indicações também obtidas no Globo de Ouro

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1989, Sociedade dos Poetas Mortos, clássico sobre o universo da educação e a relação entre alunos e professor, até hoje arrebata os corações do público  com sua poderosa história. 

Protagonizado por Robin Williams (no auge da carreira), o filme acompanha a trajetória do professor de inglês John Keating que, a partir da poesia, e com uma perspectiva educacional totalmente inovadora para a época, inspira um grupo de alunos de uma tradicional instituição de ensino. 

Tudo se passa na Academia Walton de Meninos, uma instituição reconhecida como berço dos  líderes dos Estados Unidos, e também pelos rígidos regimentos adotados pela equipe acadêmica. É neste contexto que Keating, e sua metodologia nada ortodoxa, surge para mudar vidas com a criação da sociedade que dá nome ao filme. 

Além de vencer a maior premiação do cinema na categoria Melhor Roteiro, foi indicado para Melhor Ator e Diretor (Peter Weir), indicações também obtidas no Globo de Ouro. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Outra importante contribuição do filme para a cultura popular foi o uso do termo "Carpe Diem", que ao pé da letra significa "aproveite o dia", uma das formas do professor quebrar os paradigmas da escola, do qual é ex-aluno, fazendo com que seus discentes desenvolvam um pensamento independente.

Trilha Sonora

Entre os quesitos que fazem o filme ser tão incrível está a trilha sonora, de autoria de Maurice Jarre (1924-2009), que também trabalhou em "Ghost: Do Outro Lado da Vida" (1990), "Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão" (1985), "Doutor Jivago" (1965) e "Lawrence da Arábia" (1962). Apesar de ser em grande parte do tempo instrumental, ela realmente fica na cabeça do espectador. 

Após tantas dicas a única coisa que posso te dizer é Carpe Diem! Veja ou reveja o filme e torne o seu dia ainda melhor. 

Confira o trailer! 

Só SoundTrack Boa

O filme fez parte do programa Só SoundTrack Boa, da Jovem Pan Vitória, apresentado por Serjão Nascimento. Ao longo do programa, de segunda a sexta, Rebeca Ramos apresenta dicas que fazem o ouvinte mergulhar na memória e viajar no tempo com músicas que fazem parte da cultura mundial, e assim tenta adivinhar qual é a série ou o filme que está sendo apresentado. Ao final, o ouvinte é convidado a enviar a sua resposta pelo whatsapp da Pan e concorre a prêmios. Fique de olho que na próxima semana tem mais um clássico! 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.