/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Vale evacua cerca de 500 pessoas de comunidades próximas à mina de Barão de Cocais

Em comunicado enviado à imprensa, a Vale destacou que a decisão é preventiva

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 

Em comunicado enviado à imprensa, a Vale informou que a  ação teve início na madrugada desta sexta-feira (8) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.

A mineradora ressaltou que a decisão preventiva aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura e, como medida de segurança, está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. 

O comunicado explica ainda que será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura e que a mineradora está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.