/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Sedu abre mais de 3.8 mil vagas em cursos de Inglês e Espanhol

As vagas são para ingresso em 2018, nos cursos de Inglês e Espanhol oferecidos nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI), em oito municípios capixabas

Redação Folha Vitória
audima
audima

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu processo seletivo para o preenchimento de 3.820 mil vagas e composição de cadastro de reserva nos cursos de Inglês e de Espanhol, oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs).

O processo seletivo é destinado aos estudantes que estejam regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.

Além dos seis Centros Estaduais de Idiomas (CEI), localizados em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, neste ano, mais duas novas unidades estarão em funcionamento nos municípios de Linhares e São Mateus, ofertando 510 vagas cada, totalizando mais 1.020 mil estudantes que vão aprender um segundo idioma.

As aulas terão início no dia 05 de março e serão desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, com duração de, no máximo, três anos, e ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O edital com todas as informações foi divulgado, nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado e também está disponível no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br/idiomas, a partir desta quinta-feira (22) até as 23h59 do dia 25 de fevereiro.

A classificação dos estudantes será realizada pelo CEI de interesse do estudante, em ordem decrescente de pontuação, considerando a soma da nota de Língua Portuguesa de 2017, da nota de Língua Estrangeira referente ao último ano cursado e da frequência geral de 2017.

A relação dos estudantes inscritos com a classificação geral e a convocação para as matrículas será divulgada a partir do dia 28 de fevereiro no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br e nas escolas.

Quem pode participar?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª e ou 2ª série do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual e que obtiveram aprovação em todas as disciplinas no ano letivo de 2017.

Para efetuar a inscrição no processo seletivo, o estudante deverá apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, com a implantação das unidades de Linhares e São Mateus, os oito CEIs possuem capacidade para atender até 6.330 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Programa de Intercâmbio

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Os estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, também tem a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma, por meio do Programa Intercâmbio Sedu.

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, em que desde o início, 373 estudantes já participaram. A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

>>Vídeo<<


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.