/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Prazo para candidatos barrados no sistema de cotas da UFES entrarem com recurso termina nesta quarta

O recurso não garante que os estudantes vão conseguir se matricular e se a decisão for mantida, eles perdem o direito de cursar a universidade

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O prazo para que os candidatos barrados no sistema de cotas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) entrem com recurso termina nesta quarta-feira (21). Os estudantes se autodeclararam negros, no entanto, segundo a Universidade, uma comissão de especialistas entendeu que eles não se enquadram no perfil racial. O recurso não garante que os estudantes vão conseguir se matricular e se a decisão for mantida, eles perdem o direito de cursar a universidade, mesmo tendo sido aprovados.

Os 42 candidatos fazem parte dos mais de 1400 estudantes que passaram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Eles ingressariam na Ufes por meio das cotas para negros, pardos e indígenas. Só que a comissão avaliadora da universidade indeferiu 42 deles. 

Segundo a pró-reitora de graduação da Ufes, o critério foi a aparência física dos candidatos. A comissão que avaliou os candidatos é formada por sete professores e pesquisadores. Essa é a primeira vez que a Universidade Federal do Espírito Santo aplica critérios mais rigorosos para avaliação dos cotistas raciais antes da matrícula. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.