/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cachoeiro terá censo para detalhar perfil de empresas

Na próxima semana terá início uma série de visitas a empresas do município para identificar as principais demandas e a realidade do mercado

Redação Folha Vitória
audima
audima
Prefeitura de Cachoeiro começa série de visitas a empresas na próxima semana
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim começa uma série de visitas a empresas, na próxima semana, em distritos e bairros do município. Funcionários e proprietários participam de um censo para identificar as principais demandas e a realidade do mercado, seja para indústria, serviços ou comércio.

Com as informações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) vai pautar ações públicas para este e os próximos anos, incluindo aquelas em parceria com a iniciativa privada e instituições estaduais e federais.

A primeira dessas ações tem início previsto para abril: as empresas com sede em Cachoeiro terão acesso a cursos – será um novo tema a cada mês – voltados para as demandas identificadas no levantamento.

“Queremos saber o que as empresas almejam em relação ao mercado, mas também identificar aquilo que falta e não foi identificado pelo empreendedor. Cada tema abordado nessa primeira etapa de cursos será resultado direto das informações coletadas durante o censo”, explica Vinícius Galdino, subsecretário de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A previsão é de que as aulas incluam direcionamentos sobre planilhas, fluxo de caixa, gestão de estoque e adequação de equipe de vendas. A maior parte deve ocorrer no Museu de Ciência e Tecnologia, próximo à ponte do bairro Baiminas.

Galdino destaca que, em muitos desses quesitos, a empresa pode adotar boas práticas, sem visualizar os benefícios de, ainda assim, buscar melhorias. Por meio das aulas, a prefeitura pretende ampliar essa noção de evolução, que ajudaria não somente a empresa, mas o mercado da região e a economia da cidade.

“Muitos empresários têm vasta experiência, que pode ser somada a novas informações estatísticas. Essa junção que propomos, entre a prática e a teoria, tem o objetivo de alcançar excelência na prestação de um serviço ou na venda de produtos”.

Cenário externo é parte do desafio

O censo nas empresas de Cachoeiro e o novo planejamento de ações, de acordo com a Semdec, partem do princípio de que o cenário econômico no país e no mundo formam apenas parte dos desafios que podem levar ao fechamento de empresas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Essas novas etapas do suporte da prefeitura terão, portanto, foco na gestão do negócio, por exemplo, para crescimento e retomada em períodos pós-crise. Outra ação já prevista além dos cursos é a ampliação das orientações virtuais, por meio do portal oficial da prefeitura. Na página, o usuário teria acesso, por exemplo, a um plano de negócios básico, a ser adotado como modelo para quem deseja montar novo negócio ou projeto de expansão.

“Os dados coletados vão permitir melhor direcionamento da política pública para a realidade local da economia. A partir das mudanças, as empresas poderiam futuramente aproveitar ainda mais as parcerias com instituições públicas que promovem etapas mais avançadas desse tipo de suporte”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.