/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

OMS declara zika vírus como emergência internacional de saúde pública

A agência fez uma reunião de emergência com especialistas independentes nesta segunda-feira para avaliar a epidemia depois de notar suspeita entre a chegada do zika vírus no Brasil

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
O mosquito da dengue tem sido combatido em toda parte do Brasil. Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a explosiva disseminação do zika vírus nas Américas é um "evento extraordinário" que merece ser declarado como emergência internacional.

A agência fez uma reunião de emergência com especialistas independentes nesta segunda-feira para avaliar a epidemia depois de notar uma ligação suspeita entre a chegada do zika vírus no Brasil em 2014 e um aumento no número de bebês nascidos com microcefalia.

Embora a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, tenha afirmado que não existe prova definitiva de que o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, seja responsável pelo nascimento de bebês com a cabeça menor que o normal, ela reconheceu que "o nível de alarme é extremamente alto".

A última emergência de saúde pública foi declarada pela OMS para a epidemia de ebola no oeste da África, em 2014, que deixou mais de 11 mil mortos.

A OMS estima que pode haver até 4 milhões de casos de zika nas Américas no próximo ano. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.