/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Volta às aulas e chuva fazem trânsito superar a média em SP

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Com a volta às aulas e à chuva, o trânsito na capital paulista esteve acima da média na manhã desta segunda-feira, 2, mostram dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 10h30, havia 119 km de lentidão nas vias paulistanas, ante 86 km de máxima prevista para o horário.

A companhia argumenta que o reinício do período letivo na maior parte das escolas e a chuva mais forte que atinge a cidade desde as 8h45. A via expressa da Marginal do Tietê, no sentido Castelo Branco, tinha 8,2 km de filas e era uma das mais congestionadas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, chove em pontos da capital paulista desde por volta das 6h. As zonas sul e oeste são as mais afetadas.

Operação

Para tentar lidar com o fluxo maior de carros nas imediações de grandes escolas, a CET deflagrou nesta segunda-feira a Operação Escola. Durante duas semanas, agentes de fiscalização irão monitorar o entorno de 40 escolas estaduais, 23 estaduais e 40 privadas. Entre as instituições fiscalizadas estão o CEU Guarapiranga, na zona sul, e o Colégio Dante Alighieri, na zona oeste.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com José Geraldo de Barros Martins, gerente de engenharia de tráfego da CET, as infrações mais cometidas no entorno das escolas são parar em fila dupla e estacionar onde é proibido. A primeira infração, que é grave, rende cinco pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 172,69. A outra, um infração média, faz o condutor ter registrados quatro pontos, além de ter de pagar R$ 85,13.

"Os pais devem entender que o processo educacional é tanto dentro quanto fora da escola. As crianças e jovens começam observar o respeito ao próximo também fora da escola. Portanto, é importante que os pais obedeçam as leis e regras de trânsito, para o aluno chegar à escola tendo um contato com ambiente de cidadania e respeito", diz Martins.

Ao todo, cerca de 100 agentes da CET participarão da operação. Nas escolas da rede municipal, a iniciativa passa a valer na quarta-feira, 4.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.