/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

FOTOS | Nova via expressa do Transcol vai mudar o visual da Lindenberg

O canteiro central da avenida será transformado na via expressa, com os pontos de ônibus localizados no centro da pista, não mais nas calçadas

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Governo do ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terá diversas mudanças na infraestrutura com a nova via expressa para os ônibus do Transcol, que ligará ao Terminal de Jardim América, em Cariacica. 

O projeto do Corredor Metropolitano Sul, do governo do Estado, fará com que a avenida tenha o canteiro central transformado na via expressa, com os pontos de ônibus localizados no centro da pista, não mais nas calçadas. 

Leia também:

> Quina: aposta de Viana acerta número e leva sozinha prêmio de R$ 6,6 milhões

> Arena de Verão terá desafio de vôlei com Fábio Luiz e Bruno Schmidt nesta quinta

> Avião cai no litoral de SP e deixa ao menos cinco feridos; veja vídeo

A extensão da nova via expressa, que sairá da Glória, contará com seis estações de ônibus, com duas plataformas, uma para cada sentido. No centro da via expressa, estará a ciclovia.

Foto: Divulgação / Governo do ES

A quantidade de faixas da Avenida Carlos Lindenberg serão mantidas, com as faixas extras para os ônibus. A obra inclui, ainda, a reconfiguração das calçadas e a requalificação do asfalto para um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os ônibus serão os mesmos já utilizados na frota do Sistema Transcol, assim como os itinerários. Por exemplo, uma linha que sai de Campo Grande para o Terminal de Laranjeiras, passando pela Terceira Ponte, vai utilizar a via expressa e terá redução de 50% do tempo de viagem, segundo o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“Hoje, na Lindenberg, temos uma média de 10km/h, dependendo do horário. Com o corredor exclusivo, você sai dessas interferências com o trânsito. Você chega a quase 25km/h de média. É o dobro, ou seja, você diminui pela metade o tempo de viagem da população. Quem usar a linha que vai de Jardim América pela Terceira Ponte, por exemplo, vai ganhar mais de uma hora e meia”, disse.

Os ônibus que passarão pela via expressa terão identificação visual, como mostra na imagem abaixo:

Foto: Divulgação / Governo do ES
"Não vamos trocar nenhum ônibus do Transcol, tanto que as plataformas foram projetadas para embarque e desembarque do lado direito. Não podemos ter ônibus exclusivo para corredor se não as pessoas teriam que descer sempre em Jardim América ou no Ibes. Não dá para ficar descendo e subindo porque, o tempo que ganha no corredor, vai perder no transbordo. Esse ano vamos renovar mais ônibus, inclusive elétricos, e vamos usá-los", explicou Fábio Damasceno. 

Com um investimento de R$ 318 milhões e financiamento pelo BNDES, a previsão é que o ExpressoGV seja entregue a partir de 2027. As obras devem ser iniciadas ainda neste ano. O edital de licitação foi lançado nesta quinta-feira (09). 

Veja o mapa da nova via expressa com as estações:

Foto: Divulgação / Governo do ES
Carregando...


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.