/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Governo federal libera pagamento do Bolsa Família a atingidos pela chuva no ES

Mais de 2,1 mil famílias recebem o benefício em quatro municípios capixabas afetados

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Fernanda Batista / TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Ministério da Cidadania informou que agilizou o pagamento do Bolsa Família a todos os beneficiários atingidos pelos temporais no Espírito Santo. 

Os municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta tiveram o estado de calamidade pública reconhecido nesta quarta-feira (22) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Em cinco dias de fortes chuvas, o Estado registra sete mortes. Pelo menos 2,2 mil pessoas tiveram que deixar suas residências.

Mais de 2,1 mil famílias recebem o Bolsa Família nos quatro municípios capixabas. Com a publicação do decreto de calamidade pública, o Ministério da Cidadania liberou o saque imediato do Bolsa Família àqueles que aguardavam receber o benefício entre os dias 23 e 31 de janeiro, de acordo com o calendário do programa.

Além disso, em fevereiro, o saque da parcela estará disponível a partir do dia 12 para todos os beneficiários, desconsiderando o calendário que leva em conta o Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão do Bolsa Família. As ações emergenciais são válidas por dois meses. No período, o governo federal autoriza o saque do benefício sem o cartão do programa e sem documentos, em caso de perda.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, destaca as ações prioritárias da pasta no atendimento às famílias capixabas. “Feita a admissibilidade do decreto de calamidade, os instrumentos são toda a proteção que as pessoas necessitam. Tudo para restabelecer a normalidade, minimizar danos, dar conforto ou apoio às pessoas e poder suprir algumas necessidades básicas enquanto as pessoas e a cidade possam se reorganizar”, afirma.

Para os municípios de Alfredo Chaves e Iconha, a Caixa Econômica Federal (CEF) ainda irá disponibilizar nos próximos dias um Caminhão Agência, onde será possível sacar o benefício. Segundo a CEF, moradores de Iconha têm alternativas de pagamento nos municípios de Piúma ou Anchieta, distantes 17,9 km e 25,5 km, respectivamente.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA POR MUNICÍPIO:

- Iconha: 375

- Rio Novo do Sul: 473

- Vargem Alta: 789

- Alfredo Chaves: 521

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.