/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cachoeiro é atingido por uma das maiores enchentes de sua história

A região central da cidade foi tomada pela água e ainda não é possível calcular os prejuízos. O prefeito já assinou o decreto de situação de emergência

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
Foto: Alissandra Mendes
O rio Itapemirim subiu mais de seis metros e alagou a região central de Cachoeiro de Itapemirim
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O município de Cachoeiro de Itapemirim vive uma das piores enchentes de sua história. O rio Itapemirim atingiu mais de seis metros acima de seu nível normal e alagou vários bairros e toda a região central da cidade. A água invadiu comércios e casas na tarde deste sábado (25).

O prefeito Victor Coelho (PSB), já assinou o decreto de emergência e a publicação será feita no Diário Oficial do município na próxima segunda-feira (27). A Prefeitura ainda realiza levantamento do número de desalojados no município. A prioridade do momento é atender as famílias que estão em situação de risco.

Na manhã deste sábado (25), 380 pessoas foram evacuadas de Pacotuba, sendo encaminhadas para uma igreja local, e outras 150 pessoas de Conduru foram levadas para um ginásio de esportes antes das inundações. Em Coutinho, 150 pessoas também foram levadas para um local seguro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Temos casos de pessoas se recusando a sair de suas casas, mesmo após recomendações da Defesa Civil. Muitas vias estão intransitáveis, há dificuldades no trânsito e algumas pessoas ainda estão passando pelas ruas, em alguns casos somente para fazer registros em foto e vídeo. Por isso, é muito importante que todos acatem as orientações dos órgãos de segurança”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Interdição

Foto: Alissandra Mendes

No início da tarde deste sábado (25), as pontes Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga), Carim Tanure (Centro, próximo à antiga Dadalto), João dos Santos Filho (ente Baiminas e Coronel Borges, em frente à antiga fábrica de cimento), Coronel Francisco de Athayde (Ponte do Arco), além da ponte de pedestres que liga os bairros Guandu (em frente à rua Pedro Dias) e Aquidaban e a ponte de pedestres em frente ao Liceu Muniz Freire, foram interditadas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A rua Moreira, no bairro Independência, a avenida Beira Rio, rua Bernardo Horta e a rua Vinte e Cinco de Março também estão interditadas, e diversas ruas do bairro Coronel Borges, Aquidaban, Arariguaba, Baiminas e Ilha da Luz estão alagadas. A recomendação é para que os moradores evitem sair para as ruas.

Abastecimento

Foto: Alissandra Mendes

Por causa da cheia do rio Itapemirim, o abastecimento de água no município também está comprometido. A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto do município, informa que em decorrência das fortes chuvas, a captação de água para tratamento para todo o município de Cachoeiro de Itapemirim (sede e distritos) está comprometida, e orienta os moradores para o consumo consciente de água.

Os técnicos da BRK Ambiental trabalham para minimizar os impactos, mas o reestabelecimento do sistema depende da normalização do nível do Rio Itapemirim.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.