/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

SC será primeiro Estado a fazer exames toxicológicos no local da ocorrência

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Santa Catarina será o primeiro estado a realizar exames toxicológicos por agentes de segurança no próprio local da ocorrência. Para isso, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Polícia Militar assinam convênio nesta quinta, 10, às 15h30, na sede da Corte.

A nova estratégia será possível a partir do uso de kits com reagentes de ação rápida, similares àqueles utilizados por policiais que atuam no combate ao narcotráfico nos principais aeroportos do mundo.

O desembargador Rodrigo Collaço, presidente do TJ de Santa Catarina, destaca que os exames não só vão acelerar a tramitação de processos judiciais como permitir aos técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) maior dedicação na realização de perícias de casos complexos.

Ao longo de 2018, o IGP realizou 18 mil exames toxicológicos desta natureza no Estado, com a consequente emissão dos autos de constatação para anexação em igual número de termos circunstanciados.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para Rodrigo Collaço "a medida também representa melhor adequação do sistema judicial ao processo de despenalização dos casos que envolvem usuários de drogas, com a correta distinção destes com os traficantes de entorpecentes".

O convênio será firmado na sede do TJ, entre o presidente da Corte, o procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.