/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Nível dos rios Jucu e Santa Maria cai, mas Cesan descarta racionamento no ES

Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, vários municípios da Grande Vitória enfrentaram o racionamento imposto pela Cesan

Redação Folha Vitória
audima
audima
No Rio Santa Maria, a vazão atual é de 6,145 l/s Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Depois das chuvas fortes de dezembro, o sol voltou ao Espírito Santo e a estiagem têm deixado estado em alerta. Isso porque, apesar de ter saído da situação crítica, o nível dos rios que abastecem a Grande Vitória voltou a cair. 

De acordo com o boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) na última quinta-feira (05), a vazão atual do Rio Jucu é de 9,418 l/s, com 4,126 l/s acima do nível crítico. Já no Rio Santa Maria, a vazão atual está um pouco abaixo, com 6,145 l/s, a apenas 2,345 l/s do nível crítico. 

Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, a vazão chegou a níveis baixos e os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana e a região de Praia Grande, em Fundão, tiveram o abastecimento aprovado pela Cesan. 

Apesar disso, a companhia afirma que a variação nos níveis dos rios é natural e no momento não compromete o abastecimento, já que os sistemas Jucu e Santa Maria têm operado dentro da normalidade. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por meio de nota, a Cesan informou ainda que no dia 30 de dezembro, em Guarapari, o consumo havia aumentado 60% em relação aos últimos quinze dias, por isso a população foi alertada da necessidade de reduzir o consumo de água.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.