/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

China prega respeito mútuo após fala dura de indicado de Trump

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pequim - A China reiterou o respeito mútuo e a cooperação com os Estados Unidos após declarações duras dadas pelo escolhido por Trump para chefiar o Departamento de Estado, Rex Tillerson.

Em sabatina no Senado realizada ontem, o ex-CEO da Exxon Mobil afirmou que os EUA precisam enviar à China "um sinal claro" de que sua atividade de construção de ilhas artificiais em uma região marítima disputada com outros países no sudeste asiático precisa parar. Tillerson chegou a afirmar que o acesso às ilhas já construídas não seria permitido, mas não deu detalhes sobre como isso seria feito.

Hoje, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Lu Kang, afirmou que as tensões recuaram a respeito da região marítima, estratégica por ser rota de passagem de boa parte do comércio internacional. Países de fora da região, por outro lado, deveriam apoiar esforços pela estabilidade.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Diplomatas chineses afirmam que não estão especialmente preocupados pela retórica mais dura de Trump e de sua equipe, e que a China não irá mudar sua abordagem. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.