/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

SP tem dia mais chuvoso do ano, com 39,3 mm

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A chuva de quarta-feira, 27, na capital paulista causou o transbordamento de quatro córregos, a queda de árvores e o alagamento de parte da sala de embarque do Aeroporto de Congonhas. O rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no Tremembé, na zona norte, também inundou casas e deixou pessoas ilhadas às 18h.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura, ontem foi o dia mais chuvoso do ano, com 39,3 milímetros de pluviometria na média da cidade - 15% de todo o volume esperado para o mês. O recorde anterior era do dia 9, com 37,8 mm.

A chuva teve início por volta das 14 horas e logo se espalhou para todas as regiões. Quatro subprefeituras, de Ipiranga (zona sul), Jaçanã/Tremembé (norte), Itaquera e Itaim Paulista (leste), entraram em alerta por causa do extravasamento dos Córregos Ipiranga, Ribeirão Piqueri, Rio Verde e Lajeado. A capital registrou, até as 23h30, 52 pontos de alagamento - 28 deles intransitáveis.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"É uma chuva típica do período, no verão, mas teve uma intensidade mais forte", disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Vilela. Segundo o especialista, a convergência de ventos úmidos que teve início na região noroeste da capital foi um dos fatores responsáveis pelo fenômeno.

Em duas horas, de acordo com o CGE, a temperatura da cidade caiu 10°C. Às 16h, a capital registrava 20°C, ante 30°C às 14h. As chuvas afetaram parte da região metropolitana. Em Taboão da Serra, carros foram arrastados pela enxurrada.

A infiltração de água da chuva no teto do Aeroporto de Congonhas, na zona sul, derrubou uma grade de plástico e alagou parte da área de embarque. Nenhum passageiro ou funcionário se feriu. Na Avenida 23 de Maio, uma árvore caiu em cima de um carro e de uma van, perto do Viaduto Jaceguai. Ninguém se machucou. Por causa do acidente, três faixas da via ficaram bloqueadas no fim do tarde.

Adutora

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Uma adutora da Sabesp se rompeu no Tremembé e a correnteza da água invadiu residências perto do Horto Florestal. Quatro pessoas ficaram ilhadas em casa na Rua Luís Carlos Gentile de Laet. A Sabesp informou que equipes foram enviadas ao local para estancar o vazamento e "todos os prejuízos causados pelo rompimento serão ressarcidos".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.