/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Mãe de santo Giselle Cossard morre no Rio

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A mãe de santo Giselle Cossard, referência no candomblé do Rio, morreu anteontem aos 92 anos. A antropóloga marroquina, filha de franceses, se encantou pelo Brasil ao vir com o marido diplomata e não só se converteu à religião de matriz africana como levou os dogmas para a Europa. Ela escreveu livros e teses sobre a religião para universidades francesas.

Giselle chegou ao Brasil na década de 1960, depois de ter atuado, na juventude, como espiã da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua estadia no Rio, se iniciou no candomblé, se tornou mãe de santo e assumiu o nome Omindarewa. Seu terreiro em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, tem cerca de 300 filhos de santo.

O integrante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio Ivanir dos Santos disse que a história da conversão de Giselle ao candomblé ocorreu em um momento em que a religião era alvo de preconceito e discriminação. "Ela se converteu da maneira mais tradicional ao candomblé, em sua raiz. Virou uma verdadeira embaixatriz da cultura africana."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Diretor de Intercâmbio Cultural do Consulado da França no Rio, Bertrand Rigot-Muller, classificou a trajetória de vida da antropóloga como "completamente fora do comum". "Ela buscou se aproximar das tradições do brasileiro, que é espiritual por cultura." O enterro ocorrerá às 16 horas de hoje no Cemitério da Ordem Terceira da Penitência, na zona norte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.