/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cachoeiro de Itapemirim celebra o Dia dos Santos Reis. Confira a programação!

O encontro, que começará às 19h30, desta quarta (6), reunirá 5 grupos cachoeirenses em torno de um presépio montado na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Cinco grupos folclóricos de Cachoeiro de Itapemirim estarão na Praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta (6), para celebrar o Dia de Reis. Foto: Divulgação/Prefeitura

Cinco grupos folclóricos de Cachoeiro de Itapemirim estarão na Praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta-feira (6), para celebrar o Dia de Reis. Eles vão se reunir em torno do presépio que será montado no local, onde farão o tradicional encerramento do ciclo natalino. O encontro, que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, terá início às 19h30.

Participarão do evento os seguintes grupos: Missão Divina, do mestre Wilson Diniz, do distrito de Burarama; Estrela do Pôr do Sol, do mestre Elias Silva, do bairro Aeroporto; Estrela do Mar, do mestre Rogério Vieira, e Estrela do Luar, do mestre Romilson Laurindo, ambos do bairro Zumbi; e o grupo Charola de São Sebastião, do mestre Izaías Quirino, da localidade de Jacu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O secretário interino de Cultura de Cachoeiro, Villinevy Koppe Robbi, explica que a proposta do encontro, que, neste ano, chega à sua terceira edição, é mostrar à população a riqueza cultural dessa expressão. “A Folia de Reis também é valorizada permanentemente, por meio das leis Rubem Braga e Mestre João Inácio”, acrescenta.

Ativada pela Prefeitura em 2010, a Lei Mestre João Inácio – a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal – tem como finalidade salvaguardar a Folia de Reis e outras manifestações folclóricas de Cachoeiro (Bate-flecha, Capoeira e Caxambu, dentre elas), garantindo reconhecimento a seus representantes.

Origem da Folia de Reis

De origem portuguesa e ligada ao culto católico do Natal, a Folia de Reis é uma das manifestações da cultura popular mais antigas e fortes em Cachoeiro. Seus integrantes (mestres, instrumentistas, palhaços, entre outros) apresentam canções sobre temas religiosos, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.