/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Após 2 anos, OMS declara fim da epidemia de ebola nesta quinta-feira

Segundo o comunicado, esta quinta marca "a primeira vez, desde o início da epidemia, que os três países mais atingidos não notificaram nenhum caso há, ao menos, 42 dias"

Redação Folha Vitória
audima
audima
Ebola deixou um rastro de mortes em muitos países africanos Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da epidemia de ebola nesta quinta-feira (14), após mais de dois anos de surto.

"Hoje, a Organização Mundial da Saúde declara o fim da epidemia de ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias conhecidas de transmissão na África Ocidental cessaram", emitiu em nota a entidade.

Segundo o comunicado, esta quinta-feira marca "a primeira vez, desde o início da epidemia, que os três países mais atingidos não notificaram nenhum caso há, ao menos, 42 dias". Esse é o prazo determinado pelas autoridades como seguro para declarar o fim da transmissão.

Serra Leoa havia declarado o fim da epidemia no dia 7 de novembro do ano passado, Guiné tinha feito a mesma declaração no último dia 29 de dezembro e hoje marca o dia que a Libéria está livre do vírus.

O "paciente zero" do surto havia sido notificado no dia 6 de dezembro de 2013 na Guiné. Um bebê havia contraído o vírus diretamente de um morcego infectado com o vírus. A epidemia de ebola deixou, ao todo, 11.315 mortos e 28.637 pessoas infectadas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O país com o maior número de vítimas fatais é a própria Libéria, com 4.809, seguida por Serra Leoa (3.955) e Guiné (2.536). Também ocorreram mortes na Nigéria (oito), no Mali (seis) e nos Estados Unidos (uma) e contaminações em Itália, Senegal, Espanha e Reino Unido (uma cada).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.