/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Líder rebelde ucraniano diz que suas forças avançarão contra topas de Kiev

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Moscou - O líder separatistas ucraniano Alexander Zakharchenko disse nesta sexta-feira que vai avançar contra as tropas de Kiev para expandir o controle dos rebeldes até a fronteira da região de Donetsk. Ele prometeu não fazer novas tentativas de negociações de paz, na medida em que a violência na região se intensifica, informou a agência de notícias Interfax.

"Vamos atacar a fronteira da região de Donetsk, mas se eu vir ameaças de outras direções, vamos liquidá-las", declarou Zakharchenko a um grupo de estudantes em Donetsk. "Não haverá mais esforços da nossa parte para conversar sobre cessar-fogo", acrescentou.

Não estava claro o quão amplo foi o avanço separatista. É preciso lembrar também que os dois lados do conflito costumam exagerar suas ambições militares em declarações públicas. Mas os combates se intensificaram dramaticamente nas últimas semanas. Na quinta-feira, Kiev cedeu o controle do simbólico aeroporto de Donetsk para forças rebeldes, após meses de confrontos pela instalação arruinada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os separatistas informaram também que 24 de seus combatentes no leste ucraniano foram mortos por um ataque com foguetes contra o aeroporto de Donetsk. O porta-voz rebelde Eduard Basurin declarou que o terminal foi atingido por forças do governo ucraniano.

Diplomatas da Rússia, Ucrânia, Ucrânia, França e Alemanha reuniram-se em Berlim na quarta-feira tentar determinar uma linha a partir da qual os dois lados retirariam seus armamentos pesados, mas não houve avanços. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.