/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Iemenitas contra e a favor aos rebeldes saem às ruas após renúncia do governo

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Sanaa - Milhares de pessoas saíram às ruas de todo o Iêmen nesta sexta-feira, algumas em apoio aos rebeldes xiitas que tomaram a capital do país e outras exigindo que o sul do país se separe do território iemenita, depois da renúncia do presidente e do seu gabinete, na quinta-feira.

O presidente Abed Rabbo Hadi, aliado dos Estados Unidos em sua campanha contra o braço local da Al-Qaeda, deixou o cargo por causa da pressão dos rebeldes houthis, que exigem maior participação no governo. Uma parte dos moradores do sul do país, que se opõe à tomada de poder pelos xiitas saiu às ruas nesta sexta-feira para pedir a independência da região. O país foi unificado apenas em 1990, numa junção do Iêmen do Norte e do Iêmen do Sul.

Em Sanaa, tomada pelos houthis durante uma ofensiva em setembro, milhares de partidários dos rebeldes se reuniram na via que dá acesso ao aeroporto, agitando bandeiras verdes e faixas com o slogan "Morte aos Estados Unidos, morte a Israel, maldição aos judeus e vitória ao Islã", uma variação de um popular slogan iraniano, geralmente gritado por militantes xiitas no Iraque e partidários do Hezbollah libanês.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os houthis são are zaidis, uma minoria xiita que representa um terço da população iemenita. Seu movimento começou como uma pequena insurgência no norte do país, quando combateram o Exército durante anos, até 2010.

Acredita-se que após ser deposto do cargo de presidente em 2012, Ali Abdullah Saleh formou uma aliança com seus antigos inimigos e que tenha ajudado os houthis em seus avanços militares pelo país.

Críticos dos houthis dizem que o grupo é apoiado e financiado principalmente pelo Irã, país de maioria xiita, algo que os rebeldes negam.

Os houthis por sua vez acusam Hadi de ser aliado da Al-Qaeda. O ramo local da rede terrorista - que segundo os Estados Unidos é o mais ativo e perigoso em todo o mundo - também se opõe aos houthis e já combateu os xiitas em várias frentes.

Postos de verificação controlados por combatentes houthis com rifles Kalashnikov e picapes com armamento antiaéreo pontuavam a capital. Milícias houthis também permaneciam do lado de fora da casa de Hadi, mantendo-o informalmente sob prisão domiciliar. Homens armados também mantinham cerco às casas de ministros do agora antigo governo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No sul, milhares de manifestantes saíram às ruas da cidade de Áden levando a bandeira do antigo estado independente do Iêmen do Sul até o aeroporto local e para o prédio da sede das forças de segurança locais, disseram testemunhas. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.