/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Os melhores jogos que se passam durante o Natal

Com a temporada de festas se aproximando, que tal entrar no clima natalino com alguns dos melhores jogos ambientados durante as festividades?

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: SEGA
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Jogos com configurações completas de Natal são raros, mas algumas opções estão disponíveis, como Viscera Cleanup Detail: Santa's Rampage e Daze Before Christmas.

Shenmue captura o espírito natalino com sua brilhante representação do festival de Natal, embora o jogo em si não seja totalmente centrado no Natal.

Jogos como Saints Row 4 e Batman: Arkham Origins oferecem DLCs festivos ou configurações temáticas de Natal que adicionam uma atmosfera encantadora e única às suas experiências de jogabilidade.

Quando se trata de especiais de TV e filmes, os fãs de Natal têm muito entretenimento. Não é o caso dos jogos. Não houve muitos jogos centrados no Natal ou mesmo ambientados durante as festividades. A maioria dos jogos que têm temas de Natal possui apenas níveis seletivos.

LEIA TAMBÉM ► 10 jogos por até 20 reais na promoção de fim-de-ano do Steam

Kingdom Hearts 2 é um ótimo exemplo, pois Sora e sua turma viajam para a Christmas Town. É um ótimo lugar para jogar e entrar no espírito natalino, mas o mundo todo leva apenas algumas horas no máximo. Outros jogos com divertidos níveis de Natal incluem Hitman: Blood Money, Bully e Persona 5. Existem jogos ou DLCs com configurações completas de Natal por aí? Vamos descobrir.

Enquanto a reputação de um jogo será levada em consideração, seu espírito natalino também impactará a classificação.

12. Viscera Cleanup Detail: Santa's Rampage

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Metacritic User Score: 6.0
Plataforma(s): PC
Lançado em 13 de dezembro de 2013
Desenvolvedora(s): RuneStorm
Gênero(s): Simulação

Viscera Cleanup Detail é um título divertido em que os jogadores precisam limpar as consequências sangrentas de batalhas contra alienígenas e outras formas de vida. O jogo foi um sucesso surpresa e recebeu dois DLCs que permitiram aos jogadores limpar áreas ainda mais cheias de gore!

Foto: Google/Reprodução

Um desses DLCs foi chamado Santa's Rampage e dá aos jogadores a tarefa de limpar um assassinato especialmente festivo cometido por um Papai Noel nem tão alegre. É um conceito ridículo que acaba sendo muito divertido de executar, e os jogadores que querem entrar no espírito do Natal de maneira excêntrica devem experimentar este jogo!

11. Shenmue

Metascore: 88
Plataforma(s): Dreamcast, PC, PS4, Xbox One
Lançado em 7 de novembro de 2000
Desenvolvedora(s): Sega
Gênero(s): Ação e Aventura

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Shenmue é um dos jogos mais influentes de todos os tempos, com seu lançamento no Sega Dreamcast sendo um evento de grande destaque e caro. Essa impressionante tentativa de um jogo de mundo aberto, onde os jogadores podem realmente viver suas vidas como Ryo, é muito divertida uma vez que os jogadores entram na natureza única deste título.

Foto: Google/Reprodução

Por sua relevância, Shenmue não é totalmente ambientado no Natal, mas o festival em si é capturado com tanta brilhantismo que vale a pena experimentar. Apenas tome cuidado para não perder muito tempo até o Natal, pois o jogo forçará os jogadores a terem um final ruim se ficarem enrolando até o meio de abril.

LEIA TAMBÉM ► Confira os 10 jogos mais esperados que sairão em 2024

10. Saints Row 4: How The Saints Save Christmas

Metacritic User Score: 8.5
Plataforma(s): PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Switch, PC, Stadia
Lançado em 20 de agosto de 2013
Desenvolvedora(s): Volition
Gênero(s): Tiro em terceira pessoa, Mundo aberto

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Saints Row 4 é um dos melhores jogos de mundo aberto em termos de pura diversão. Brincar com superpoderes é incrível no jogo base, e esse ciclo de jogabilidade recebe um toque festivo com o DLC How the Saints Save Christmas.

Foto: Google/Reprodução

A ideia de salvar o Papai Noel de uma simulação enquanto reúne a alegria natalina necessária para tornar este feriado divertido novamente é um conceito ridículo que apenas Saints Row 4 poderia realizar. O DLC é uma experiência curta e doce com seus momentos memoráveis.

9. Bayonetta 2

Metacritic: 91
Plataforma(s): Switch, Wii U
Lançado em 24 de outubro de 2014
Desenvolvedora(s): Platinum Games
Gênero(s): Ação

Bayonetta 2 se passa em algum momento próximo ao Natal, embora as datas exatas não sejam fornecidas. O jogo começa com Bayonetta comprando um monte de presentes e fazendo seu servo/parceiro Enzo carregá-los todos. É uma maneira divertida de introduzir Bayonetta 2, mas é aí que a essência natalina do jogo para.

Foto: Google/Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Os jogadores podem considerar a ideia de lutar contra anjos no Natal ou por volta do Natal como um tema. A maioria das histórias de Natal tende a retratar os anjos como bons. Bayonetta 2, dessa forma, pode ser elogiado por subverter as expectativas. Mais importante ainda, o exclusivo da Nintendo é um jogo de hack-and-slash elegante e incrível que adiciona um toque de acessibilidade à ação em relação ao seu antecessor.

LEIA TAMBÉM ► 10 jogos por até 10 reais na promoção de fim-de-ano do Steam

8. Daze Before Christmas

Metascore: N/A
Plataforma(s): Mega Drive, SNES
Lançado em 1994-00-00
Desenvolvedora(s): Funcom
Gênero(s): Plataforma

Foto: Google/Reprodução

Daze Before Christmas é um dos poucos jogos que torna o Papai Noel uma estrela. Pouco antes de sair pelo mundo para entregar presentes de Natal, uma versão maligna do próprio Papai Noel rouba todos eles. O jogo é um plataforma básico dos anos 90, então as expectativas devem ser mantidas razoavelmente baixas para este.

7. Dead Rising 4

Metacritic: 72
Plataforma(s): PC, PS4, Xbox One
Lançado em 6 de dezembro de 2016
Desenvolvedora(s): Capcom Vancouver
Gênero(s): Ação e Aventura

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Dead Rising 4 tecnicamente ocorre após o Natal. No entanto, como a cidade foi abandonada ao redor do feriado, todas as decorações ainda estão em pé; consequentemente, o jogo tem uma sensação inconfundível de Natal.

Foto: Google/Reprodução

A juxtaposição entre o espírito festivo e Frank West rasgando através de cadáveres ensanguentados é ótima. No geral, este jogo é geralmente considerado o mais fraco da série Dead Rising da Capcom e pode ser o último, considerando a falta de discussão em torno de uma quinta entrada. No entanto, o jogo ainda oferece diversão sem sentido, e embora esta versão de Frank seja uma grande mudança em relação à sua encarnação anterior, ele ainda produz algumas falas engraçadas.

LEIA TAMBÉM ► Roblox recebe Five Nights at Freddy: Survival Crew

6. Batman: Arkham Origins

Metacritic: 76
Plataforma(s): PS3, Xbox 360, PC, Wii U
Lançado em 25 de outubro de 2013
Desenvolvedora(s): WB Games Montreal
Gênero(s): Ação e Aventura

Batman: Arkham Origins reutiliza o mesmo mapa de Arkham City, embora com uma reformulação temática de Natal e algumas alterações que se encaixam na configuração do prelúdio. Essas mudanças aparentemente menores fazem uma diferença notável, dando ao jogo derivado uma atmosfera encantadora e assustadora que o diferencia dos títulos principais. Na véspera de Natal, Gotham City se torna uma zona de guerra, pois oito assassinos são contratados pelo Máscara Negra para eliminar o Batman, que ainda é um herói novato neste ponto de sua carreira.

Foto: Google/Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Geralmente considerado a ovelha negra da série, Arkham Origins ainda é um jogo de ação e aventura muito bom pela maioria das métricas, mesmo que não alcance as alturas de Arkham Asylum ou Arkham City. A história é boa, e Gotham City só fica melhor em Arkham Knight.

5. Yakuza

Metascore: 890 (Yakuza 0)
Plataforma(s): PS4, PS3, Xbox One, PC
Lançado em 24 de janeiro de 2017
Desenvolvedora(s): Ryu Ga Gotoku Studio
Gênero(s): Ação e Aventura

Embora nem sempre enfatizado, vários jogos da Yakuza são ambientados em torno do Natal, um período que estranhamente se encaixa no estilo ligeiramente cafona, mas sempre incrível, da franquia. A temporada de festas é pouco mais do que um pano de fundo em jogos como Yakuza 0 e Yakuza Kiwami, mas esse não é o caso em cada entrada.

Foto: Google/Reprodução

Yakuza 5 tem uma subtrama que vê Saejima se vestir de Papai Noel para enfrentar um grupo de bandidos especializados em caçar o personagem alegre, e esta não é a única missão secundária que faz referência direta ao Natal. A franquia da Sega não é sinônimo de Natal, já que os jogos basicamente não o mencionam em suas tramas centrais, mas Yakuza ainda é uma ótima escolha para a temporada festiva.

LEIA TAMBÉM ► Astarion e amigos encontram Papai Noel em animação de Baldur’s Gate 3

4. Metal Gear 2

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_09

Metacritic: N/A
Metal Gear 2
Plataforma(s): PC, PS2, PS3, PS Vita, Xbox 360, Xbox One
Lançado em 20 de julho de 1990
Desenvolvedora(s): Konami
Gênero(s): Furtividade, Ação

Metal Gear 2: Solid Snake é uma das entradas mais esquecidas na série da Konami e não foi lançado no Ocidente durante sua execução original. Hoje em dia, o jogo está disponível cortesia de algumas coleções, mas ainda é completamente ofuscado por seu antecessor e pelos projetos muito mais populares de Metal Gear Solid.

Foto: Google/Reprodução

Ele mostra o titular Solid Snake viajando para Zanzibarland na véspera de Natal para impedir mais uma vez um ataque de um mecha nuclear. Zanzibarland pode soar familiar, já que é referenciado com bastante frequência em Metal Gear Solid. Embora obviamente mostrando sua idade, Metal Gear 2 ainda foi um lançamento notável para o gênero furtivo, e tem uma jogabilidade muito semelhante à do primeiro MGS.

3. Tom Clancy’s The Division

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_10

Metacritic: 80
Tom Clancy’s The Division
Plataforma(s): PC, PS4, Xbox One
Lançado em 8 de março de 2016
Desenvolvedora(s): Massive Entertainment
Gênero(s): Tiro em Terceira Pessoa, Mundo Aberto

Tom Clancy’s The Division tem uma configuração semelhante a Dead Rising 4. Todos estavam se preparando para as festas após o Dia de Ação de Graças, também conhecido como Black Friday, quando um vírus se espalhou na cidade de Nova York. O governo tentou contê-lo da melhor forma possível, mas a cidade eventualmente se tornou uma zona sem lei.

Foto: Google/Reprodução

Os jogadores são enviados como uma força de operações especiais de elite, The Division, ao redor das festas para restaurar a ordem. Pode não ser tecnicamente o Natal, mas as decorações ainda estão lá, e a cidade coberta de neve é tão convidativa quanto sempre, mesmo que esteja infestada por uma doença mortal. Hoje em dia, é difícil recomendar The Division devido à existência de sua sequência superior; no entanto, o jogo se sustenta bem o suficiente como um jogo de tiro em terceira pessoa com uma configuração legal.

LEIA TAMBÉM ► Steam agora permite esconder "aqueles" jogos que você tem vergonha

2. Parasite Eve

Metacritic: 81
Plataforma(s): PS1
Lançado em 9 de setembro de 1998
Desenvolvedora(s): Square
Gênero(s): Terror, RPG de Ação

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_11

Parasite Eve acontece na véspera de Natal. É um dos melhores RPGs dos anos 90 que combina as melhores partes de Final Fantasy e Resident Evil. Os jogadores assumem o papel da detetive Aya Brea.

Foto: Google/Reprodução

Ela vai ao teatro uma noite apenas para encontrar todos, exceto ela, irrompendo em chamas. Agora, ela precisa encontrar a origem, matar as mutações e salvar o Natal. O jogo se passa em Nova York, que é um lugar clássico para uma configuração de Natal, mesmo para um RPG de terror.

1. Spider-Man: Miles Morales

Metacritic: 85
Plataforma(s): PS5, PS4
Lançado em 12 de novembro de 2020
Desenvolvedora(s): Insomniac Games
Gênero(s): Ação, Aventura

Spider-Man: Miles Morales é outro jogo de super-herói que se passa durante o Natal. Também se passa em Nova York, assim como Parasite Eve. A história se concentra em Miles indo para casa da escola para passar tempo com amigos e familiares durante as festas. Infelizmente, o mal tem outro plano para o novo herói-aranha.

Foto: Google/Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_12

Miles precisa proteger seu território sozinho, já que Peter está ocupado lidando com outros problemas. Este jogo serve como uma boa introdução a Miles em geral, estabelecendo não apenas sua história de fundo, mas também o diferenciando de Peter Parker. É uma campanha mais curta em comparação com Marvel's Spider-Man, e reutiliza muitos recursos, mas ainda é uma experiência excepcional. O spin-off também melhora um pouco as mecânicas de combate e travessia, a ponto de eclipsar seu predecessor mais robusto em algumas áreas-chave. Jogadores interessados em jogar Marvel's Spider-Man 2 não devem pular este spin-off.

LEIA TAMBÉM ► Demo de Tekken 8 agora disponível para PC e Xbox Series X|S

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Fonte:  GameRant

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.