/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Intel® Extreme Masters Rio 2024: Natus Vincere vence em final empolgante

Evento reuniu 19.000 fãs presencialmente na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, e distribuiu premiação de $ 250 mil

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Intel® Extreme Masters (IEM) Rio 2024 trouxe um campeão inédito, com a NAVI fazendo história e triunfando sobre a MOUZ em uma Grande Final empolgante.

Foto: ESL FACEIT Group/Divulgação

Retornando ao Brasil pelo terceiro ano consecutivo, o IEM Rio contou com 16 das melhores equipes de Counter-Strike 2 (CS2) do mundo competindo por uma chance de levar para casa o cobiçado troféu. 

A competição reuniu uma apaixonada multidão de 19.000 fãs na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, e cativou audiências em todo o mundo, gerando um pico de audiência de 709.317 pessoas simultâneas*.

LEIA TAMBÉM

► Desbloqueie recompensas com os códigos de Jujutsu Piece em outubro 2024
► PUBG MOBILE se junta a Venom: A Última Rodada em uma parceria simbiótica
► DRAGON BALL: Sparking! ZERO já está disponível

Fase de Grupos

O IEM Rio 2024 começou no dia 7 de outubro, com as equipes participantes competindo em dois grupos de oito, com as duas melhores equipes da chave superior e a melhor equipe da chave inferior de cada grupo avançando para os Playoffs. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O torneio contou com uma grande representação de heróis locais como FURIA Esports, paiN Gaming e Imperial Sportsbet, que lutaram para garantir a vitória em casa.

No Grupo A, a brasileira FURIA teve uma performance impecável na chave superior, garantindo uma vaga nas semifinais. A NAVI seguiu como a segunda equipe da chave, enquanto a MOUZ avançou para os playoffs a partir do grupo inferior, após eliminar a FaZe Clan.

Já no Grupo B, a HEROIC trouxe uma performance forte e avançou para as semifinais dominando a chave superior e saindo na liderança do seu grupo. Os campeões da IEM Rio 2023, Team Vitality, seguiram para as quartas de final a partir da chave superior, enquanto a Virtus.pro garantiu a última vaga na fase de playoffs ao vencer a The MongolZ na chave inferior.

Playoffs

Enquanto os fãs se reuniam na Farmasi Arena entre 11 e 13 de outubro para torcer por suas equipes favoritas, a arena estava repleta de emoção e expectativa pelo novo campeão do IEM Rio. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

As quartas de final começaram com a NAVI enfrentando a Virtus.pro. Com uma performance dominante da NAVI e uma vitória limpa por 2-0, eles garantiram seu lugar nas semifinais. 

Carregando...

A segunda quartas de final viu um intenso confronto entre MOUZ e Team Vitality, onde a MOUZ mostrou sua resiliência, vencendo a série por 2-1 em uma partida equilibrada.

A primeira semifinal foi um verdadeiro confronto de titãs, com a HEROIC enfrentando a NAVI. Apesar da impressionante trajetória da HEROIC, a NAVI selou uma vitória por 2-1 após sair perdendo o primeiro mapa. 

Na segunda semifinal, a FURIA se enfrentou contra a MOUZ em uma batalha feroz. Com o público a seu favor, os brasileiros tentaram, mas não conseguiram repetir a performance da fase de grupos. 

A MOUZ manteve a calma, eliminou a FURIA e garantiu seu lugar na Grande Final ao vencer por 2-0.

Grande Final

NAVI e a MOUZ se enfrentaram na Grande Final do IEM Rio 2024 e ambas as equipes possuíam muita coisa em jogo – para a NAVI, era a chance de conquistar vitórias consecutivas no ESL Pro Tour (EPT) após seu triunfo na ESL Pro League Season 20, enquanto a MOUZ buscava redenção após ser derrotada pela NAVI nas semifinais do IEM Cologne 2024.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Ambas as equipes começaram a Grande Final com força na Inferno, se recusando a entregar o primeiro mapa para o adversário. 

NAVI e MOUZ mostraram grande determinação, mas após algumas trocas de rounds, a NAVI tomou a dianteira e fechou o primeiro mapa com uma vitória difícil por 13-11. 

Construindo momentum a partir da vitória no mapa interior, a NAVI dominou a MOUZ desde o início na Dust2 e garantiu uma vantagem de dois mapas após vencer por 13-2. 

Valendo o título, a Mirage trouxe uma reação da MOUZ, que mostrou alto nível de jogo e e conseguiu superar a NAVI por 13-6.

No quarto mapa da final, Ancient, a MOUZ trouxe um 10-2 na primeira metade e pareceu que levaria o jogo para o quinto mapa. Entretanto, a NAVI, determinada a fechar o jogo, conseguiu uma virada emocionante na segunda metade e venceu o jobo por 13-11. 

Com o placar de 3-1, a NAVI se tornou a campeã do IEM Rio 2024 e levou a maior parte do prêmio total de $250.000, além de uma vaga no EPT Winter Championship 2025 e um segundo ponto na corrida pelo Intel® Grand Slam de $1 milhão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O EPT de Counter-Strike 2 continua com a atual ESL Challenger League Season 48, que será finalizada em 20 de outubro. O ano de 2024 será encerrado na ESL Challenger Katowice, que ocorrerá entre 25 a 27 de outubro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.