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Games

Roblox tem objetivo de representar 10% de toda a receita de games no mundo

Roblox também revelou uma série de novos produtos e funcionalidades no evento realizado em San Jose

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
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Roblox, a plataforma de conteúdo imersivo com 79,5 milhões de usuários ativos diariamente, anunciou hoje uma série de novas funcionalidades da plataforma, reveladas na 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores da Roblox (RDC) em São José, na Califórnia, onde uma comunidade global de criadores, influenciadores e marcas se reuniram para ouvir sobre seus planos e inovações mais recentes.

Foto: Roblox/Divulgação

Falando para uma audiência lotada de uma das maiores comunidades criativas do mundo, o CEO e Cofundador da plataforma, David Baszucki usou seu discurso principal para revelar a ambição da empresa de, um dia, representar 10% de toda a receita de conteúdo de games mundial.

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“Como nosso próximo passo em direção a 1 bilhão de usuários ativos diários, nós acreditamos que 10% da receita de todo o conteúdo de games fluirá pelo ecossistema ROBLOX e será distribuído dentro da nossa comunidade. Para alcançar esse objetivo, nós estamos focando em três áreas-chave para ajudar criadores a unir pessoas, desenvolver seus negócios na Roblox e escalar as criações e a audiência na plataforma”, disse David Baszucki, diretor-executivo da Roblox.
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No trimestre terminado em junho de 2024, a Roblox registrou 79,5 milhões de usuários ativos diários no mundo inteiro. No segundo trimestre de 2024, a plataforma teve um crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano em cada uma das regiões onde a Roblox está disponível. No Brasil este crescimento foi de 24%.

Unindo pessoas na Roblox

Na RDC, a Roblox anunciou a introdução das Turmas, uma funcionalidade que vai permitir que amigos a partir de 9 anos de idade formem grupos para descobrir e se divertir em experiências. 

Turmas também permitirá que grupos de amigos maiores de 9 anos possam se comunicar por texto e que usuários com telefone verificado e maiores de 13 anos possam se comunicar por voz, tanto dentro como fora de experiências Roblox. 

Turmas também criará partidas automáticas entre amigos em servidores privados. A Roblox planeja lançar Turmas primeiramente com texto e em seguida com voz até o final do ano.

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Além disso, a Roblox anunciou planos para ajudar as pessoas a descobrirem novas músicas na plataforma, interagir com experiências de áudio imersivas e se conectar com artistas, enquanto também oferece aos artistas uma nova forma poderosa de expandir seu alcance, cultivar fãs e construir comunidades.

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Novas funcionalidades da plataforma reveladas na RDC incluem O Que Está Tocando e Paradas Musicais onde as pessoas podem encontrar experiências ou músicas populares e em alta de artistas emergentes através da comunidade da Roblox.

A Roblox também está lançando uma integração com o serviço de distribuição de música DistroKid, oferecendo aos artistas elegíveis uma forma simples e oficial de fazer o upload e compartilhar sua música na Roblox, e oferecer aos criadores a habilidade de usar dezenas de milhares de músicas fornecidas pela DistroKid para expandir suas experiências com a oportunidade de descobertas musicais na comunidade.

“Parte da nossa visão para o futuro da Roblox é que ela se torne um destino para o descobrimento de músicas de forma orgânica e imersiva,” diz David Baszucki. “No fim do ano, nós esperamos ver o catálogo de músicas na Roblox se expandir através de gêneros como eletrônica, pop, dance, rock, country e rap/hip hop”.

Ajudando criadores a desenvolver negócios na Roblox

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Na RDC, a Roblox também anunciou inúmeras tecnologias destinadas a ajudar criadores a desenvolver seus negócios na plataforma, incluindo:

A possibilidade dos criadores elegíveis de venderem produtos físicos diretamente de dentro das suas experiências, o que será possível no início de 2025. Isso vem após testes comerciais realizados por marcas como Walmart, e.l.f. Beauty e Warner Bros. na Roblox. 

Foto: Roblox/Divulgação

Para tornar isso possível, a Roblox compartilhou planos de se integrar com várias plataformas de comércio eletrônico, sendo a primeira parceria anunciada com a Shopify. Isso significa que criadores que vendem bens físicos na Shopify poderão vender os mesmos produtos em uma experiência Roblox. 

▪ A Roblox fará esse piloto no fim deste ano com criadores, marcas e plataformas de comércio eletrônico selecionados.

▪ A capacidade dos desenvolvedores de precificar experiências de acesso pago para compra em valor de moeda real no desktop. As experiências receberão uma participação na receita entre 50% e 70%, dependendo do valor definido para a experiência.

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▪ Isso será inicialmente lançado para compras realizadas em computadores ainda neste ano, com planos de expandir para todos os outros dispositivos compatíveis no futuro.

▪ Uma ferramenta de recomendação de Otimização de Preços que realiza testes de valores com um grupo de usuários de uma experiência, visando identificar a estratégia de precificação mais atraente para a maior porcentagem de usuários. 

▪ A Roblox planeja disponibilizar as capacidades de otimização de preços para todos os desenvolvedores nos próximos meses.

Como um próximo passo, a Roblox começará em breve a experimentar Recomendações de Preços Regionais. Atualmente, todos os desenvolvedores têm que oferecer seus itens pelo mesmo preço de região para região, apesar das variações no poder de compra. 

Foto: Roblox/Divulgação

▪ Otimizar os preços por região dará aos desenvolvedores a chance de construir uma economia virtual que seja mais globalmente inclusiva e acessível, com preços ajustados para os mercados locais. Para os usuários, isso significa preços que refletem melhor sua economia local.

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▪ O lançamento do piloto do Programa de Afiliação de Criadores que recompensa criadores, influenciadores e estúdios por novos usuários que eles trazem para o Roblox. 

▪ Criadores poderão configurar links únicos para suas experiências e se alguém entrar e fizer compras na Roblox, o criador recebe uma parte dos lucros que essa pessoa gerar com compras em Robux nos primeiros seis meses. 

O programa começará a aceitar candidaturas para sua primeira versão imediatamente, para expandir para todos os criadores elegíveis no próximo ano.

“À medida que crescemos, criadores que participam de nossa economia vibrante e em expansão se beneficiam diretamente de audiências maiores e mais oportunidades de ganhar,” disse David Baszucki. “Nossa fórmula para recompensar nossos criadores é o trabalho, e estamos sempre buscando novas maneiras de ajudá-los a desenvolver seus negócios em nossa plataforma”.

Escalando criação e acesso

Durante a RDC, a Roblox também compartilhou demonstrações iniciais de um projeto de incubação para desenvolver um Modelo Fundamental 3D (AI) que melhorará a criação generativa na plataforma. 

O modelo será destinado a ser de código aberto e multimodal, capaz de gerar conteúdo 3D por meio de comandos de texto, vídeo e entradas 3D. Quando integrado aos sistemas da plataforma, estará disponível para todos os desenvolvedores em suas experiências.

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Isso segue o recente lançamento de ferramentas de IA generativa, como o Assistente, o Gerador de Texturas e o Configurador automático de avatar, que já permitem que os desenvolvedores passem menos tempo em tarefas mundanas e mais tempo sendo criativos.

“Estivemos construindo IA generativa na Roblox por anos com ferramentas como o Assistente, o Gerador de texturas e o Configurador automático de avatar, mas isso é só o começo do que temos planejado.” Disse David Baszucki. “Visualizamos um futuro poderoso onde as experiências Roblox têm capacidades de IA generativas extensivas para a criação em tempo real integrada com a jogabilidade de uma forma eficiente com recursos, assim podemos disponibilizar isso para todos na plataforma.”

E finalmente, a Roblox também anunciou novas tecnologias criadas para melhorar a experiência do usuário para todos, não importa que dispositivo estejam usando. 

Harmonia otimizará todos os aspectos do streaming do motor tanto no cliente como no servidor para garantir que cada pessoa tenha a melhor experiência possível em qualquer dispositivo.

“Estamos guiando melhorias de performance e qualidade através de nosso conhecimento técnico e consideramos o desempenho o nosso maior vetor de crescimento. Neste ano, melhoramos o tempo de inicialização do nosso aplicativo e melhoramos a adoção de streaming – o que aumenta a velocidade de entrada do usuário e reduz erros. Estimamos que as melhorias que fizemos para Windows eliminaram mais de 300 mil erros por dia”, disse David Baszucki. “No futuro, tornaremos possível que um desenvolvedor Roblox forneça uma experiência de mundo aberto de alta performance para 100 jogadores, seja de esportes ou battle royale na Roblox, e que poderá rodar em dispositivos básicos com apenas 2GB de RAM em qualquer lugar do mundo com uma boa taxa de quadros.”

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