/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Riot Games leva BNegão, Rincon e Katú para abertura da Final do CBLOL

O palco da disputa final do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2022, montado no Ginásio do Ibirapuera, é inaugurado pelos três artistas neste sábado (3)

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Chegou o dia de um dos maiores eventos de esporte eletrônico do país: a Grande Final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), organizado pela desenvolvedora e distribuidora de games Riot Games. A edição de 2022 acontece neste sábado (3) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e cerca de 10 mil torcedores são esperados na arquibancada do local, com ingressos esgotados. Para dar início a este grande momento tão esperado pela comunidade fã de League of Legends, a cena do rap nacional tomou conta do palco no show de abertura: BNegão, Rincon Sapiência e Katú Mirim. Os artistas prepararam a música inédita “A Retomada” para a Final do CBLOL, composta e gravada por eles, e o público pôde ver os três em uma performance inédita em conjunto.

Foto: Riot Games

A escolha dos nomes para esta apresentação se deu por conta da relação dos rappers com os games. Katú Mirim afirma se interessar bastante pelos jogos eletrônicos pela proximidade que eles têm com os avanços da tecnologia, que é um tema que a interessa no geral. 

Foto: Riot Games/Tony Santos
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
“Minha relação com o game é tudo que permeia o tecnológico, é buscar decolonizar mentes e lugares. Trazendo a vivência real dos originários contemporâneos, principalmente os urbanos. A cultura hip-hop é urbana e periférica, e sempre carregou consigo uma visão cyber revolucionária. Utilizando da tecnologia para fazer resgates, recontar histórias e transformar o entorno. Os jogos nos quais eu me interesso, traz essa narrativa revolucionária, como em filmes e tudo que inclui esse universo”,
conta a rapper.



Foto: Riot Games/Felipe Diniz
“Participar de um evento como esse me leva para dentro deste universo único, de forma privilegiada, e tenho curtido muito estar dentro deste contexto. Fui um forte adepto dos jogos eletrônicos nos anos 80 e 90. Por conta disso, mas muito mais ainda por conta dos meus filhos, acompanho (por meio deles) o crescimento da coisa toda, desde o mercado dos desenvolvedores até a formação de times e a profissionalização brutal de toda estrutura envolvida”, explica BNegão.

Rincon Sapiência também se impressionou com a magnitude do CBLOL e revela como se sente ao fazer parte desta história: 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
“Foi incrível e algo novo para mim. Já participei de outros eventos de games, mas a estrutura, o tamanho do espetáculo, incluindo o backstage, o palco, o corpo de dança, os outros artistas e cantores, dessa vez é bem maior. Espero que as pessoas tenham se sensibilizado muito com o impacto da apresentação e do que foi preparado”.

Foto: Riot Games/Andreh Santos

A decisão do maior campeonato de League of Legends do Brasil é definida em uma partida Melhor de 5 (Md5) entre os dois times finalistas: LOUD e paiN Gaming, e teve todos os ingressos colocados à venda esgotados em menos de duas horas após a disponibilização. A Grande Final do CBLOL é transmitida através dos canais de YouTube e Twitch do CBLOL, e através do canal sportv4. Para mais informações sobre o CBLOL 2022, confira o site e siga nossas redes sociais em @CBLOL.

Você pode assistir a transmissão da final também no vídeo abaixo:

Sobre BNegão

Vocalista da lendária banda Planet Hemp (ao lado de Marcelo D2), foi vocalista do grupo BNegão & Seletores de Frequência entre 2003 e 2020. Com esses dois projetos no comando, circulou por alguns dos principais palcos do Brasil e do planeta. Atualmente o MC se prepara para lançar novos sons de sua carreira solo e o novo disco do PH, além de uma coletânea em homenagem ao encerramento das atividades do BNSF.

Sobre Rincon Sapiência

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Em 2017, lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil. Sapiência trabalhou na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Em 2018, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Em novembro de 2019, Rincon lançou “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, seu tão aguardado segundo álbum de carreira, inteiramente produzido e dirigido por ele.

Sobre Katú Mirim

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Katú Mirim é uma mulher lésbica, indígena, rapper, compositora, atriz e criadora de conteúdo, reconhecida por suas letras, que através do rap/rock, reconta a história da colonização pela ótica indígena. Sua arte e conteúdos são sobre as temáticas que atravessam sua vida, identidade, gênero, lesbianidade e maternidade. Sempre fazendo o recorte entre o futuro e a ancestralidade, ela traz uma visão decolonial sobre o futurismo e tecnologia. O futuro só pode ser ancestral.

Sobre o CBLOL

O Campeonato Brasileiro de League of Legends deu seus primeiros passos em 2012, pouco após a estreia do servidor brasileiro, em um torneio de três dias. O primeiro campeonato em forma de liga foi realizado em 2014, com o precedente de duas etapas anuais, ou dois splits, com playoffs e uma grande final brasileira. Hoje, o CBLOL é a liga pioneira e uma das líderes de audiência no Brasil, atingindo centenas de milhares de pessoas ao vivo em suas transmissões pela internet e TV. A partir de 2021, o campeonato passou a adotar o modelo de franquias, com a presença de 10 organizações esportivas de renome, tanto nos Esports quanto nos esportes tradicionais. Para mais informações, acesse o site LoL Esports ou o Twitter @CBLOL.

Sobre a Riot Games

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

A Riot Games foi fundada em 2006 para desenvolver, publicar e oferecer suporte a jogos com foco total na experiência dos jogadores. Em 2009, a Riot lançou seu título de estreia, League of Legends, aclamado mundialmente. League passou a ser um dos jogos de PC mais jogados do mundo e um dos principais impulsionadores do crescimento explosivo dos Esports. À medida que o League entra em sua segunda década, a Riot continua a evoluir o game, oferecendo novas experiências aos jogadores com Teamfight Tactics, Legends of Runeterra, VALORANT, League of Legends: Wild Rift e vários títulos em andamento. A Riot também está expandindo o mundo de Runeterra através de projetos multimídia envolvendo música, quadrinhos, jogos de tabuleiro e a série de animação Arcane. Fundada por Brandon Beck e Marc Merrill, e liderada pelo CEO Nicolo Laurent, a Riot está sediada em Los Angeles, Califórnia, e possui mais de 2.500 rioters em mais de 20 escritórios em todo o mundo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.