/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Especial: Série Street Fighter completa 35 anos

Jogo de luta que iniciou o boom dos fighting games completa 35 anos com muitas novidades ainda por chegar

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Capcom
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ícone dos jogos de luta Street Fighter está completando 35 anos de idade e a Capcom está começando as comemorações com um novo site

No site estão reunidas a história do jogo, com todos os seus títulos em ordem cronológica de lançamento, depoimentos de fãs do mundo inteiro sobre como o jogo influenciou suas vidas e suas histórias com eles, ilustrações, 

Nós aqui do /GAMES no Folha Vitória somos fãs do jogo desde as primeiras versões, tendo jogado todas as versões, algumas delas competitivamente.

>>> Já se inscreveu no nosso canal de YouTube? Faça isso agora, clicando aqui!

A equipe de desenvolvimento do jogo também deixou uma mensagem carinhosa para os fãs e jogadores do mundo inteiro:

Street Fighter completa 35 anos este ano

Para todos e todos que jogaram a série ao longo dos anos, queremos agradecer imensamente!
Desde a estreia do Street Fighter original em 1987, inúmeros jogadores jogaram os jogos. Atualmente, a série se expandiu além dos jogos, também lançamos filmes, mercadorias, realizamos eventos de eSports e fizemos inúmeras colaborações para alcançar um público mais amplo. Ver pessoas de todos os tipos de origens interagindo com a série em suas várias formas tem sido uma força motriz importante para nos manter enquanto trabalhamos em direção ao seu futuro.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Este ano, em 2022, anunciamos a próxima entrada da série, Street Fighter 6. A equipe de desenvolvimento está trabalhando duro para garantir que possamos oferecer uma experiência divertida para jogadores de todo o mundo.

Começando com a recém-lançada Capcom Fighting Collection, temos muitos outros conteúdos chegando como parte das comemorações do 35º aniversário, então esperamos que você esteja ansioso por isso!
Quanto a nós, estamos ansiosos pelo seu apoio contínuo à série Street Fighter daqui em diante.

A equipe de desenvolvimento de Street Fighter

Depoimento do Editor Fagner Martinelli:


“Era uma manhã de sábado como outra qualquer em um fim de semana no fim de 1991, era próximo ao natal e já estávamos de férias, eu e alguns amigos estávamos na porta do fliperama esperando para gastar algumas fichas, Rush'n Attack, Circus Charlie e outros que hoje são clássicos, mas na época, eram os motivos de irmos ao fliper quando chegou um carro com uma máquina enorme na carroceira.

O dono desceu e disse: “temos uma máquina nova que vocês vão adorar”

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O fliper aqui do interior era como um corredor, com máquinas dos dois lados e lá, no fundo, de frente para todos que entravam, estava Ghosts'n Goblins, reinando no ambiente. Quando a máquina nova estava entrando justamente naquele espaço, ficamos todos curiosos para ver qual o jogo era tão incrível para tirar a principal máquina da casa do lugar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
A máquina era grande, vermelha e tinha dois assentos, com uma tela de estonteantes 29 polegadas (para a época, algo inédito e um 'monstro) e um som mais potente do que as outras máquinas. Quando ligada, ficamos todos impressionados com as cores, as músicas e a grande quantidade de botões da última novidade, o grande Street Fighter II. O "moço" colocou alguns créditos para testar a máquina e falou rapidamente sobre os lutadores terem golpes mais fortes e mais fracos, e que você teria que vencer as lutas em sequência para ver os chefes finais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
Aqui, numa pequena cidade do interior, onde praticamente toda garotada se conhecia, a notícia se espalhou e logo a máquina era notícia em todos os recreios das escolas da cidade no inicio das aulas. Foram semanas de sonho, alegria e muita porrada (virtual é claro) com cada novo golpe descoberto, cada um criando suas estratégias de luta e ganhando o respeito dos amigos prevalecendo nos combates com quem tinha coragem de entrar com uma ficha no X1.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07
Street Fighter fez parte da minha “formação” como gamer e da minha história como pessoa, tenho amigos que fiz no flipper com quem convivo até hoje, e essa pequena parte que contei aqui ´é só o começo da minha relação com essa franquia, que acompanhei do arcade aos consoles, dos 16Bits aos modernos PCs de hoje, às vezes amando, às vezes detestando, mas sempre jogando cada nova versão apresentada.

Que venham ainda muitas versões pela frente ainda porque nós adoramos ir ao encontro do mais forte!”

>>> Street Fighter 6 terá controles mais fáceis para novos jogadores

CONFIRA ABAIXO TODA A HISTÓRIA DA SÉRIE STREET FIGHTER (em ordem de lançamento):

Foto: Capcom

E que venha Street Fighter 6, com seus novos comandos, novos personagens e possibilidades infinitas.

>>> Quer receber notícias 100% gratuitas do portal Folha Vitória no seu celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.