/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

O legado de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, nos games

Chrono Trigger, Dragon Quest e Tobal são alguns exemplos de como o mangaká mais influente de todos os tempos deixou sua marca também nos games

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Bandai Namco/Square Enix/Bird Studio/Games Folha Vitória / Rômulo Justen
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Akira Toriyama, que (infelizmente) faleceu neste dia 1 de março (somente sendo informado hoje, 8 de março), deixando sua marca como uma lenda nos mangás e animes com Dragon Ball, Dr. Slump e muitos outros. O mestre também marcou presença em vários games, além dos jogos de Dragon Ball, mostrando a amplitude de seu talento. Seu estilo inconfundível e criatividade ultrapassaram as barreiras do mangá, influenciando a indústria dos games de maneiras que muitos fãs talvez desconheçam.

É essencial reconhecer o trabalho de Toriyama em obras tão diversas quanto ricas em detalhes e narrativas. Entre esses jogos, o RPG Dragon Quest (ou Dragon Warrior nos EUA) destaca-se como um dos mais significativos, com Toriyama responsável pelo design de monstros e personagens desde seu início, em 1986. 

Foto: Divulgação/Square Enix/Bird Studio

A saga continua a expandir-se, abrangendo diversas plataformas como Nintendo, PlayStation e Xbox, enriquecida pela visão artística de Toriyama. Os jogos de Dragon Quest são alguns dos mais jogados no Japão, tendo até mesmo se tornado feriado no dia do lançamento de um novo jogo. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Dragon Quest é uma série longeva e mesmo os títulos que o mestre não trabalhou diretamente utilizam seu design original para os personagens e monstros.

Foto: Divulgação/Square Enix/Bird Studio

Outra joia que contou com a maestria de Toriyama é o RPG de Super Nintendo (originalmente) Chrono Trigger, um jogo que não só se destacou pelo seu gameplay inovador mas também pelo visual cativante de seus personagens, fruto da colaboração de Toriyama nos designs. Os personagens do jogo são amplamente reconhecíveis e é uma das grandes obras do autor, que trouxe seus traços e deixou cada personagem ainda mais carismático, desde Crono com seu cabelo estilo Sayajin até os inimigos únicos do jogo. 

O mestre inclusive deixou uma mensagem para seus filhos no jogo, escondido em dos finais do jogo (Chrono Trigger tem mais de 10 finais).

Chrono é considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos. Desde seu lançamento no Super Nintendo até as versões modernas para iOS, Android e PC por Steam, Chrono Trigger mantém seu charme e apelo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Toriyama também emprestou seu talento ao design dos personagens de Tobal No. 1, um jogo de luta para PS1, seguindo-se a Tobal No. 2, exclusivo para o Japão. Blue Dragon, RPG para Xbox 360, é outro título que merece destaque, com Toriyama trabalhando ao lado de Hironobu Sakaguchi, o que mostra a diversidade e profundidade de seu trabalho no desenvolvimento de jogos.

Foto: Divulgação/Bird Studio/Microsoft Game Studios

Go, Go, Ackman é uma série de jogos de plataforma que saiu no Super Nintendo e que mostra um pequeno demônio que deve juntar almas enquanto luta contra um anjo desastrado que acaba causando diversos problemas. 

O jogo é baseado em uma série curta de mangá do mestre Toriyama, que por mais que tenha poucos capítulos ficou extremamente famosa no Japão em sua época de lançamento e pode ser lida nos compilados “Marusaku”, que trazem diversas historinhas curtas do autor. Muitas delas inspiraram personagens de obras posteriores.

Foto: Divulgação/Bandai Namco
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Não menos importante, Jump Force da Bandai Namco, qie reúne personagens de diversos animes, incluindo os de Dragon Ball. Este jogo é uma celebração do impacto que Toriyama teve não só em seu próprio universo, mas também no vasto mundo dos animes e mangás, provando que sua arte continua relevante e influente.

Foto: Divulgação/Bandai Namco/Bird Studio

O mais novo da lista e que ainda está para sair é o incrível Sand Land, baseado em um mangá oneshot (apenas uma edição) de Toriyama que conta a história de um demônio e um idoso percorrendo as terras de Sand Land dentro de um tanque de guerra para buscar uma fonte milagrosa de água para ajudar a todos os habitantes. Provavelmente será o jogo mais parecido com o estilo do autor, já que ele próprio falava que gostava de desenhar máquinas e velhos.

Após a lamentável notícia de seu falecimento, a indústria de jogos, assim como fãs ao redor do mundo, lembra-se de Akira Toriyama não apenas por Dragon Ball, mas por sua impressionante contribuição à arte dos games. Seu legado vive nos títulos que continuarão a encantar e inspirar novas gerações.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A influência do trabalho de Akira Toriyama é inegável, seja nos jogos, mangás ou animes. Durante sua passagem pelo nosso planeta, ele impactou o mundo de formas que nem conseguimos imaginar. Obrigado por tudo, Toriyama-san.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.